O movimento Porta a Porta organiza concentrações em frente ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no Porto e em Lisboa na próxima segunda‑feira, exigindo uma resposta célere e eficaz aos pedidos de apoio à renda.
A iniciativa pretende denunciar “atrasos de mais de um ano” no processamento de candidaturas, que, segundo o movimento, conduzem “várias famílias ao desespero por todo o país”.
Porta a Porta, que se define como um movimento em defesa do direito à habitação, reclama do IHRU, presidida pelo esposendense Benjamim Pereira, maior transparência nos prazos, reforço de meios humanos e técnicos e a implementação de procedimentos urgentes para evitar incumprimentos e situações de carência habitacional.
Os manifestantes exigem também a publicação de relatórios periódicos sobre o estado dos processos e a garantia de linhas de contacto adequadas para os requerentes.
A problemática do apoio à renda tem vindo a agravar‑se num contexto de custo de vida elevado e mercado de arrendamento tenso, com famílias a declararem dificuldades em regularizar situações de habitação.
O IHRU ainda não divulgou uma posição oficial sobre as concentrações.



