O Centro Social e Paroquial de Covide avançou com a requalificação dos seus espaços exteriores depois de ver aprovada a candidatura submetida ao NORTE2030, no âmbito do aviso Infraestruturas e Equipamentos Sociais.
A proposta, entregue a 29 de março de 2025, enquadrou-se na tipologia Serviço de Apoio Domiciliário e foi validada pela Comissão Diretiva a 24 de julho.
A operação, identificada como NORTE2030 FEDER 02690200, obteve luz verde para um investimento total elegível de 191.850,70 euros.
Do montante, 155.083 euros correspondem a financiamento FEDER, assegurado pelo Município de Terras de Bouro. O objetivo é modernizar a envolvente do edifício e garantir melhores condições de mobilidade e funcionalidade ao serviço prestado à comunidade.

O projeto inclui a construção de novos passeios adaptados a circulação pedonal e cadeiras de rodas, a criação de vias internas e lugares de estacionamento destinados apenas à instituição, mobilidade condicionada, cargas e descargas e viaturas de emergência. Está ainda prevista a execução de zonas ajardinadas, a construção de muros de suporte, a instalação de uma rede de drenagem de águas pluviais e a colocação de iluminação e mobiliário urbano, como bancos e papeleiras.
Concluída a fase de Consulta Prévia, exigida pelo Código dos Contratos Públicos, a empreitada foi adjudicada à empresa Pavimogege – Empreiteiros de Construção Civil, Lda.



