Uma mulher de 30 anos sofreu, esta tarde, uma queda na zona das Sete Lagoas, em Cabril (Montalegre), no Parque Nacional da Peneda-Gerês, obrigando à mobilização de vários meios de socorro devido à complexidade do terreno.
O alerta levou ao envio de uma ambulância de socorro com dois operacionais, reforçada por uma equipa de resgate com mais cinco elementos, numa operação exigente num dos locais mais procurados por turistas na região.
Após a chegada ao local, a vítima foi estabilizada no terreno pelas equipas de emergência, seguindo-se um processo de resgate condicionado pelas características da zona, marcada por acessos difíceis e distâncias significativas até aos pontos de evacuação.
A operação implicou o transporte da vítima desde a área das lagoas até à ambulância, numa intervenção que exigiu coordenação e esforço físico por parte dos operacionais envolvidos.
Posteriormente, e por indicação do INEM, a mulher foi encaminhada para o Hospital de Chaves para avaliação e tratamento hospitalar.
PNPG: São 7 lagoas de um Gerês em bruto. Um dos lugares mais incríveis do Parque Nacional
As Sete Lagoas de Cabril são um dos pontos naturais mais visitados do Gerês, mas também um dos que apresenta maiores riscos, sobretudo devido às condições irregulares do terreno, zonas escorregadias e acessos limitados, fatores que frequentemente dificultam operações de socorro.
Fonte dos operacionais no terreno sublinha que este tipo de ocorrências implica sempre uma maior mobilização de meios e preparação técnica, dada a exigência das intervenções em ambiente natural e remoto.



