e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira
BragaCávado

Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira

Redação E24
13 de Outubro de 2022 09:48
Redação E24
4 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
caminho geira braga
Partilhar

Os subscritores, sobretudo peregrinos portugueses e galegos, mas também representantes de associações, escritores, professores universitários, jornalistas ou autarcas, defendem que “o Caminho de Santiago é uma rede de comunhão de ideias, de economia e de cultura que une as capitais da Galiza e do Minho”.

“Uma rede que o Caminho da Geira e dos Arrieiros preservou e que um projeto transfronteiriço de associações e pessoas sistematizou e trouxe à luz do dia nas duas últimas décadas”, lê-se no manifesto, lançado no início de setembro.

MANIFESTO CAMINHO GEIRA BRAGA SANTIAGO DOC04

Um dos subscritores, o escritor, filósofo e Cavaleiro da Ordem de Santiago, José Balboa Rodríguez, defende que este caminho “não quer competir com ninguém, nem negar a existência de qualquer outro, apenas quer ver reconhecida a sua existência histórica como trajeto de peregrinação e de comércio”.

Por isso, “o manifesto também não é contra, nem discrimina qualquer outro caminho ou projeto, apenas defende a sua posição de cordão umbilical entre Braga e Santiago de Compostela, muito fértil nos domínios intelectual e humano”, adianta.

MANIFESTO CAMINHO GEIRA BRAGA SANTIAGO DOC01

Para o escritor e filósofo galego, “o mais importante” deste caminho é que “não distrai o peregrino e obriga-o a uma introspeção, dando-lhe tempo para fazer uma retrospetiva da sua vida e debruçar-se sobre a sua existência”.

Este itinerário jacobeu aguarda a homologação pelo Governo da Galiza e pelas autoridades do Turismo e da Cultura de Portugal e foi percorrido, em cinco anos, por mais de três mil peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

MANIFESTO CAMINHO GEIRA BRAGA SANTIAGO DOC00

Outro dos subscritores é o presidente da Plataforma Berán no Caminho/ACJMR, Abdón Fernández, que considera ser de “justiça a homologação deste caminho, dado o seu património cultural e etnográfico, e também a relevância da quantidade de peregrinos que já o percorrem desde 2017”.

“É um caminho verdadeiramente de peregrinos que querem fazer um trajeto o mais próximo possível do que seria o original”, que hoje pode também ser “relevante para os sectores económicos e para travar o despovoamento das aldeias do interior, que beneficiariam da sua homologação”, destaca Abdón Fernández.

É um caminho “construído por peregrinos e para peregrinos, para o crescimento e enriquecimento das terras e gentes por onde passa, em todas as suas vertentes”, reforçam os subscritores do documento, solicitando às autoridades galegas e portuguesas que “avancem decididamente no processo de homologação, tornando-o um Caminho Oficial de Santiago”. Por outro lado, pedem “a continuação do seu estudo, preservação, promoção e divulgação”.

MANIFESTO CAMINHO GEIRA BRAGA SANTIAGO DOC05

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.

Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Link para o manifesto: https://bragageirasantiago.pt/manifiesto-en-defensa-del-camino-xacobeo-da-
geira-e-dos-arrieiros/

ETIQUETAS:Caminhos SantiagodestaqueManifesto

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior GNR Braga Tomada de Posse 2 Novo comandante distrital de Braga da GNR quer melhores infraestruturas e mais segurança
Notícia seguinte Captura de ecra 2022 10 13 as 11.27.34 Barcelos: Morreu “Zirinha” figura emblemática do Óquei de Barcelos
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

acidente braga famalicao barcelos vila seca moto
Braga: Motociclista morre em colisão com carro em Este São Pedro
Braga Cávado
41 segundos atrás
guimaraes arosa morre grua queda - 1
Guimarães de luto: trabalhador natural de Arosa morre em queda de elevador em Zurique
Guimarães Ave
12 minutos atrás
Braga Bombeiros Sapadores de Braga destroem tres ninhos de vespa asiatica junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga: Bombeiros Sapadores de Braga destroem três ninhos de vespa asiática junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga Cávado
5 horas atrás
sc braga carlos vicens - 1
Futebol: Carlos Vicens roda o plantel. 24 jogadores já tiveram minutos no SC Braga
eSports
8 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Abc Braga minho andebol
eSports

Andebol: Três equipas do Minho seguem em frente na Taça de Portugal

9 meses atrás
Barcelos melão casca carvalho
BarcelosCávadoLifestyle

Barcelos: Feira do Melão Casca de Carvalho de volta à cidade

2 anos atrás
Hospital Braga ministra acidente EN205 SNS vieira do minho
BragaCávado

SNS: Urgência de obstetrícia? Hospital de Braga vai estar condicionado

1 ano atrás
Carlos Carvalhal SC Braga
eSports

Futebol: Carlos Carvalhal apontado ao Atlético Mineiro

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up