Monegasco quebrou jejum de 623 dias numa corrida caótica terminada com o “safety car”; Hamilton fechou o pódio e o líder do Mundial, Kimi Antonelli, afundou-se no 16.º lugar
A Scuderia Ferrari alcançou uma marca lendária no automobilismo mundial no passado domingo, 5 de julho de 2026. Charles Leclerc venceu o emblemático Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, carimbando a 250.ª vitória da história da equipa italiana na Fórmula 1.
Numa corrida repleta de drama, incidentes e decisões táticas de última hora, o piloto monegasco resistiu à pressão e quebrou um longo jejum: a sua última vitória tinha sido no GP dos Estados Unidos de 2024, precisamente há 623 dias. Esta foi também a primeira vitória de Leclerc no traçado britânico e o primeiro triunfo da Ferrari no circuito desde 2022.


A reviravolta no arranque e o pesadelo de Antonelli
O jovem italiano Kimi Antonelli (Mercedes), líder do campeonato, partiu da pole position, mas foi Leclerc quem arrancou melhor, assumindo a liderança logo nos primeiros metros. Lewis Hamilton, no outro Ferrari, saltou para a segunda posição, desenhando uma dobradinha provisória para a equipa de Maranello.
A corrida começou a complicar-se para a Mercedes e a sorrir em definitivo para a Ferrari a partir da volta 41:
- Antonelli, que tinha recuperado o segundo lugar e pressionava Leclerc, começou a queixar-se de problemas mecânicos;
- A equipa detetou uma falha na proteção da roda dianteira esquerda do monolugar do italiano;
- Obrigado a fazer duas paragens extra nas boxes e penalizado em 5 segundos por exceder os limites de pista, o líder do Mundial afundou-se na classificação, terminando num frustrante 16.º lugar, sem qualquer ponto somado.
Final sob “Safety Car” barra festa britânica
O golpe de teatro final aconteceu à volta 48, quando Max Verstappen (Red Bull) perdeu o controlo do seu monolugar e acabou na gravilha, provocando a entrada imediata do safety car.
Com a corrida neutralizada, a Ferrari chamou os seus dois pilotos às boxes para montarem pneus novos. George Russell (Mercedes) arriscou, permaneceu em pista e conseguiu saltar para o segundo lugar, relegando Lewis Hamilton para a terceira posição. Devido à limpeza da pista, os monolugares cruzaram a linha de meta atrás do carro de segurança, congelando as posições do pódio para descontentamento do público local, que pedia um duelo final em pista.
O top 5 ficou completo com Lando Norris (McLaren) em quarto e o jovem Isack Hadjar (Red Bull) num excelente quinto posto.
Classificação Final do GP da Grã-Bretanha 2026 (Top 10):
| Posição | Piloto | Equipa | Pontos |
| 1.º | 🇲🇨 Charles Leclerc | Ferrari | 25 |
| 2.º | 🇬🇧 George Russell | Mercedes | 18 |
| 3.º | 🇬🇧 Lewis Hamilton | Ferrari | 15 |
| 4.º | 🇬🇧 Lando Norris | McLaren | 12 |
| 5.º | 🇫🇷 Isack Hadjar | Red Bull | 10 |
| 6.º | 🇳🇿 Liam Lawson | Racing Bulls | 8 |
| 7.º | 🇬🇧 Arvid Lindblad | Racing Bulls | 6 |
| 8.º | 🇧🇷 Gabriel Bortoleto | Audi | 4 |
| 9.º | 🇦🇷 Franco Colapinto | Alpine | 2 |
| 10.º | 🇫🇷 Pierre Gasly | Alpine | 1 |
Contas do Mundial ao rubro
Embora não tenha pontuado em Silverstone, Kimi Antonelli segura a liderança do Campeonato do Mundo de Pilotos com 179 pontos. No entanto, a luta pelo título reabriu por completo, com George Russell a reduzir a desvantagem para 25 pontos (soma agora 154) e Lewis Hamilton a aproximar-se perigosamente com 147 pontos na terceira posição da tabela.
A caravana da Fórmula 1 goza agora de uma pequena pausa e regressa entre os dias 17 e 19 de julho para o Grande Prémio da Bélgica, no icónico circuito de Spa-Francorchamps.



