A garantia foi deixada esta tarde pelo Vice Presidente da Câmara, na cerimónia de abertura do Fórum Regional do Comércio, que se realizou hoje, no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos.
Domingos Pereira, que tem a tutela do Pelouro das Atividades Económicas e Gestão Financeira do Município, depois de elencar as medidas fiscais medidas que o atual Executivo tomou em 2022, anunciou que a redução da carga fiscal municipal vai ser reforçada no próximo ano.
Garantiu que vai diminuir a taxa da Derrama que incide sobre as empresas, vai baixar o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis – que é calculado com base no valor patrimonial tributário dos imóveis situados em território nacional, reduzir a cobrança do IRS, na parte que diz respeito ao Município, diminuir a taxa de mercados e feiras em 50% e continuar com a isenção de taxa de esplanadas.
Além da vertente fiscal, Domingos Pereira, sublinhou que “o desenvolvimento do comércio é importante para dinamização económica do concelho”, realçando a aposta numa agenda cultural atrativa como forma de dinamização das atividades económicas, destacando os eventos ligados à gastronomia, a aposta na promoção dos vinhos, a dinamização dos Caminhos de Santiago, entre outros, como exemplos de uma estratégia integrada de promoção territorial.
Antes, já o presidente da ACIB, João Albuquerque, tinha agradecido “o empenho da Câmara Municipal” mostrando-se satisfeito com a “proximidade com a autarquia, no sentido de trabalharmos juntos e voltar a colocar em cima da mesa vários projetos estruturantes” para o concelho.
Salientando que o comércio funciona como motor de arranque, Albuquerque referiu: “temos de puxar pela economia do território, porque temos um concelho com serviços, turismo, e comércio dinâmicos, com empresários de
grande resiliência.
Convidada especial deste Fórum Regional do Comércio, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apontou os quatro grandes vetores capazes de dinamizar o setor: “digitalização, sustentabilidade, coesão territorial e capacitação”.
A governante afirmou que estará “sempre disponível para trabalhar com a ACIB e a Câmara Municipal, no sentido de tentar solucionar os problemas que Barcelos enfrenta na questão do comércio”.
Rematou agradecendo a todos os empresários “a resiliência e a responsabilidade que tiveram ao aguentar as suas empresas em tempos tão difíceis, caso da pandemia, da guerra e da inflação”.
Recorde-se que este Fórum Regional do Comércio foi organizado pela ACIB, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e Confederação de Comércio e Serviços de Portugal.