Estas dez instituições sem fins lucrativos finalistas vão a votos para receber o prémio de 50 mil euros.
Este prémio conta com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR” e pretende envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.
O projeto do Forjães SC, “Não há Balizas, não há Barreiras”, visa proporcionar a prática de futebol adaptado a crianças com autismo.
“Para que crianças dos 10 aos 17 anos pratiquem futebol regularmente e organizar workshops para sensibilizar encarregados de educação e outros sobre a importância do futebol como ferramenta de desenvolvimento de aptidões sociais. Pretende-se ainda que o projeto sirva de catalisador a que outros clubes e associações desportivas pelo país envolvam este público-alvo na prática do futebol”, destaca o clube do concelho de Esposende.
Já o projeto “Bola Prá Frente” do Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, pretende proporcionar condições para que jovens adultos com deficiência possam ter acesso à prática desportiva e maiores conhecimentos no que diz respeito a um estilo de vida ativo.
“O projeto prevê implementar um centro de preparação física com pista de manutenção e campo de futebol; formar 2 equipas de futebol compostas por jovens (40 jovens/adultos com deficiência e/ou incapacidade ligeira a moderada), dinamizar vários workshops de sensibilização e promover uma alimentação saudável”, refere a instituição de Famalicão.