e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Adesão à greve dos médicos ronda os 95% e há hospitais só com serviços mínimos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Adesão à greve dos médicos ronda os 95% e há hospitais só com serviços mínimos
Global

Adesão à greve dos médicos ronda os 95% e há hospitais só com serviços mínimos

Redação E24
1 de Agosto de 2023 12:28
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
hospital de braga
Partilhar

Em declarações à Lusa, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que convocou a paralisação, disse que, globalmente, a adesão é de cerca de 95% e, além de Coimbra, deu ainda o IPO do Porto e o Santo António como exemplos de adesões que chegaram aos 100%, apenas com serviços mínimos a funcionar.

“Temos blocos operatórios encerrados de norte a sul do país”, disse Joana Bordalo e Sá, lembrando que, mesmo noutros hospitais, como, por exemplo, Braga, Viana do Castelo e Santa Marta (Lisboa), a situação é idêntica.

Quanto aos centros de saúde, a responsável sindical disse que a adesão era igualmente “fortíssima” – na ordem dos 95% – com diversas Unidades de Saúde Familiares (USF), de Norte a Sul do país, com 100% de adesão.

Questionada pela Lusa, Joana Bordalo e Sá disse que a FNAM, que hoje vai entregar os princípios da sua contraproposta durante uma concentração junto ao Ministério da Saúde, quer um mediador externo.

“Vamos entregar os princípios da contraproposta, mas acima de tudo o que esperamos ver é um mediador externo independente. Para quê? Nós não queremos outro calendário negocial”, disse Joana Bordalo e Sá, acrescentando: “Queremos que isto se resolva como nos países civilizados, como, por exemplo, a Alemanha, em que, na presença de um mediador externo independente, como também já aconteceu em Portugal noutros setores, a situação se resolve de forma célere”.

E insistiu: “Queremos que fique claro, de uma vez por todas, que estamos nesta situação já desde há 15 meses por falta de competência e por má-fé por parte do Ministério da Saúde”.
“Os doentes não podem esperar mais”, acrescentou.

Os médicos voltaram hoje à greve contra a proposta do Governo de valorização da carreira, uma paralisação de dois dias que a FNAM garante que não afetará a assistência aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.
Em causa está a proposta que o Governo apresentou na última semana aos sindicatos, no âmbito das negociações que se iniciaram ainda em 2022, e que a FNAM considera “totalmente inaceitável” por não contemplar a valorização salarial aplicada de forma transversal a todos os médicos.

A FNAM rejeita a manutenção das 40 horas de trabalho semanais e o acréscimo do limite de horas extraordinárias das atuais 150 para 300 por ano, o aumento “irrisório do salário base entre 0,4% e 1,6%”, a manutenção das 18 horas de urgência e as regras previstas para o novo regime de dedicação plena.

Na sua contraproposta, a federação reivindica aumentos que compensem a perda de poder de compra dos médicos na última década, um horário semanal de 35 horas, a reposição das 12 horas em serviço de urgência e do regime majorado da dedicação exclusiva e a integração dos internos no primeiro grau da carreia.

 

ETIQUETAS:e24greveprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Piscinas GNR Esposende: Não quiseram respeitar hora de fecho das piscinas e a GNR foi chamada
Notícia seguinte educação especial esposende Braga: 50 alunos com necessidades especiais nos períodos sem aulas
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga Bombeiros Sapadores de Braga destroem tres ninhos de vespa asiatica junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga: Bombeiros Sapadores de Braga destroem três ninhos de vespa asiática junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga Cávado
4 horas atrás
sc braga carlos vicens - 1
Futebol: Carlos Vicens roda o plantel. 24 jogadores já tiveram minutos no SC Braga
eSports
7 horas atrás
PSD de Esposende reivindica legado de Oliveira Martins e Couto dos SantosRepresentam um modelo a seguir
PSD de Esposende reivindica legado de Oliveira Martins e Couto dos Santos:”Representam um modelo a seguir”
Esposende Litoral
7 horas atrás
Guimaraes GNR apreende 230 mil cigarros ilicitos e detem homem de 71 anos
Guimarães: GNR apreende 230 mil cigarros ilícitos e detém homem de 71 anos
Guimarães Ave
7 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

SC Braga Forest Hornicek
eSports

Futebol: SC Braga ganha peso no Mundial 2026. Já há seis jogadores “apurados”

6 meses atrás
gnr povoa de varzim
Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim: Detido suspeito de tráfico de droga após operação da GNR

4 meses atrás
PSP Ponte de Lima Viana
Global

PSP: Já ouviu falar no “método do engano”? Este tipo de furto está aumentar em Portugal

2 anos atrás
Mensagem Jon Fosse teatro viana do castelo
LifestyleViana do Castelo

Há seis anos a “traduzir” uma mensagem do Dia Mundial do Teatro

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up