Segundo as previsões, os dias 24 e 25 de dezembro podem trazer a formação de gelo ou geada, especialmente no interior Norte e Centro do país.
O IPMA destaca que a influência de um anticiclone, localizado a noroeste do território português, será responsável pelas condições climáticas previstas.
Este anticiclone deslocar-se-á gradualmente para a Península Ibérica, resultando em dias com céu pouco nublado ou limpo.
No entanto, a nebulosidade poderá persistir até ao meio da manhã, especialmente no interior Norte e Centro, onde em alguns locais poderá manter-se ao longo do dia.
Nos próximos dias, a tendência é de sol nos distritos de Braga e Viana do Castelo. Contudo, as temperaturas vão descer acentuadamente.
Em Braga, a mínima atingirá os 0ºC no domingo, véspera de Natal, e 2ºC no dia 25. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 14ºC.
Já em Viana do Castelo, está prevista uma temperatura mínima de 3ºC no dia 24 e de 4ºC na segunda-feira. As máximas variarão entre 13 e 12 graus.
O IPMA alerta para a possibilidade de formação de gelo ou geada nos dias 24 e 25, principalmente no interior Norte e Centro do país.
O vento, inicialmente fraco a moderado de norte/nordeste, por vezes forte nas terras altas, irá gradualmente rodar para leste/nordeste e enfraquecer, sendo esperado que a partir do dia 24 seja em geral fraco, predominando do quadrante leste.
Apesar da previsão de uma “depressão pouco cavada em altitude centrada junto à Península Ibérica”, que poderia condicionar temporariamente o estado do tempo com a possibilidade de ocorrência de precipitação, neste momento, esse cenário é considerado “muito pouco provável” pelo IPMA.
Assim, a probabilidade de um Natal branco este ano parece ser reduzida, enquanto o sol e o frio marcarão presença nesta quadra festiva em Portugal Continental.