Fernando Alexandre, economista e professor catedrático da Universidade do Minho (UMinho), foi nomeado como o novo Ministro da Educação, Ciência e Inovação do governo.
Esta decisão marca uma mudança significativa na estrutura ministerial, com a fusão dos setores de Educação e Ensino Superior, resultando inclusive na alteração do nome do ministério.
Com uma vasta experiência académica e governativa, Fernando Alexandre já desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Administração Interna durante o governo de Passos Coelho.
Além disso, integrou recentemente a comissão técnica independente responsável por analisar a localização do futuro aeroporto de Lisboa. Sua nomeação reflete o compromisso do governo em promover uma abordagem interdisciplinar para os desafios educacionais do país.
Um dos principais desafios que o novo Ministro enfrentará é o recrutamento e formação de professores.
Com aproximadamente 40% da classe docente prevista para se aposentar até 2030, será necessário incorporar cerca de 34.500 novos professores no sistema educacional.
O governo propõe uma recuperação faseada do tempo de serviço dos professores ao longo dos próximos cinco anos, como parte de uma estratégia para melhorar as condições de trabalho e incentivar a permanência dos profissionais no setor.
Além disso, o aumento do número de alunos estrangeiros nas escolas tem gerado uma pressão adicional sobre o sistema educacional, exacerbando a escassez de professores em algumas regiões do país.
No que diz respeito às políticas educacionais, o governo planeja implementar medidas para garantir a qualidade e a equidade no ensino, incluindo a manutenção das provas digitais para alunos do 2.º, 5.º, 8.º e 9.º ano.
No entanto, a eficácia dessas medidas pode ser comprometida pela crescente incidência de problemas técnicos com os computadores nas escolas.
Outras propostas incluem a flexibilização da carga horária, o retorno das provas de aferição nos 4.º e 6.º anos, e a universalização do Pré-Escolar aos 3 anos.
O governo também planeja lançar um novo plano, intitulado “Aprender mais agora, A+A”, com o objetivo de melhorar os resultados educacionais e fortalecer o sistema de ensino através de recursos adicionais e programas de tutoria.
Com uma agenda ambiciosa e abrangente, Fernando Alexandre assume a responsabilidade de liderar a transformação do sistema educacional português, promovendo a inovação e a excelência acadêmica em todos os níveis de ensino.