Num setor tradicional como o agroalimentar, pode-se pensar que a investigação e inovação não são prioridades estratégicas. No entanto, no Grupo Primor, a realidade é bem diferente.
Fundada em Famalicão há 63 anos, a Primor é uma empresa de referência no setor, dedicando-se à produção animal, abate e desmanche, transformação, comercialização e distribuição de produtos de charcutaria, carne fresca e congelada.
“Desde muito cedo que a inovação e desenvolvimento, aliados à investigação, estão presentes naquilo que é o nosso produto e esse é o segredo do sucesso da nossa marca”, afirmou Pedro Pinto, CEO do Grupo Primor, durante a recente visita do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, à empresa.
Pedro Pinto explicou que “os hábitos dos consumidores representam um desafio constante que exige uma dinâmica forte de investigação e inovação para encontrar o produto certo que agrade aos consumidores”.
Para enfrentar este desafio, a empresa conta com uma equipa exclusivamente dedicada à inovação, investigação e desenvolvimento de produto.
“Procuramos novos sabores, produtos mais suaves, com baixo teor de sal ou de gordura, e temos tido bons resultados, como comprovam o sucesso da gama clean label do bacon com pimenta e alho e dos produtos que têm sido escolha do consumidor por vários anos consecutivos, como o fiambre, as salsichas para churrasco e o bacon”, destacou o CEO.
Pedro Pinto também enalteceu o importante contributo do TecMeat – Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes, instalado em Famalicão.
O Grupo Primor está presente em mais de 30 países e mercados, exportando mais de 40% da sua produção.
O grupo é constituído pela ICM, Primor Charcutaria, Central Carnes e pela Valinho, a marca do grupo em Angola.
Durante a visita à empresa em Gavião, o autarca Mário Passos elogiou “a capacidade produtiva e inovadora da Primor”, afirmando que “a empresa está num patamar elevado e é referência no setor”, destacando “a forte dinâmica de investigação e inovação no produto, bem como a preocupação com a sustentabilidade”.
No âmbito da sustentabilidade, Pedro Pinto mencionou os esforços contínuos na inovação e desenvolvimento de embalagens para reduzir o uso de plástico, buscando constantemente materiais mais recicláveis e amigos do ambiente.