Em Barcelos todos perguntam: “Será que o passadiço da Ponte Medieval vai aguentar?”
A verdade é que a tempestade Kirk trouxe o primeiro teste à parte do passadiço que já está pronto.
Aparentemente resistiu às águas “furiosas” do rio Cávado, reforçadas pela tempestade Kirk e a abertura de comportas das barragens.
O E24 questionou a autarquia liderada por Mário Constantino Lopes sobre a “resistência” da obra e se esta pode a vir sofrer alterações face ao sucedido, ou seja, com o passadiço do lado de Barcelinhos a ficar completamente submerso.
“Como se viu, o passadiço da ecovia oferece condições de segurança. Todavia é de bom senso que quem por ele caminhar deve observar as condições de caudal do rio. Como é óbvio estando submerso não deve ser utilizado”, deu nota fonte oficial da autarquia ao E24.
A mesma fonte frisa que “a ecovia urbana foi projetada e construída com material que permite que fique submersa”, acrescentando ainda que “a obra está praticamente concluída faltando apenas colocar alguns pontos de luz”.
Recorde-se ainda que o passadiço terá uma extensão de 1353 metros, ligando a frente ribeirinha de Barcelos e a zona da Quinta do Brigadeiro.
Uma empreitada de 3,6 milhões de euros com trabalhos em terrenos de domínio público, havendo apenas uma parcela pertença de particulares, sendo que a mesma já tem escritura de constituição de servidão administrativa a favor do município
O projeto colheu os pareceres positivos da CCDRN, REN e Direção Regional da Cultura do Norte.

