Enfermeiros refletiram em Barcelos os “Cuidados de Saúde Primários” no sistema, assim como ouviram algumas reflexões locais que deram mote, por exemplo, a investimentos na ordem dos 10 milhões de euros em infraestruturas locais.
Auditório dos Paços do Concelho de Barcelos acolheu as I Jornadas de Enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE).
O evento reuniu profissionais de saúde, especialistas e dirigentes institucionais para discutir desafios e inovações no setor, com destaque para a valorização dos enfermeiros.
Na abertura, Tiago Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da ULSBE, destacou os desafios enfrentados na saúde e reforçou a importância dos enfermeiros como pilares da promoção da saúde.
Referiu também investimentos superiores a 10 milhões de euros em infraestruturas de saúde no município, visando melhorar o acesso, conforto e desenvolvimento profissional, e consequentemente, a qualidade dos cuidados.
Fernando Macedo, da Ordem dos Enfermeiros, salientou o papel crucial da enfermagem nos cuidados primários, especialmente na prevenção e promoção da saúde.
António Ribeiro, Vereador da Ação Social, sublinhou a relevância da saúde primária como ponto de contacto inicial entre população e sistema de saúde, enfatizando a importância da prevenção na saúde mental.
O programa incluiu debates sobre novas tecnologias na saúde, burnout, violência no trabalho e integração de cuidados, sempre com foco nas condições laborais dos enfermeiros e no seu reconhecimento no Sistema Nacional de Saúde.