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A28: Já pode passar em Esposende e Viana sem pagar portagem nos pórticos

Nuno Cerqueira
1 de Janeiro de 2025 19:22
Nuno Cerqueira
Publicado a 1 de Janeiro de 2025
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2 minuto(s) de leitura
esposende a28
Foto: E24
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As antigas autoestradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), incluindo a A28, estão agora livres de portagens em vários troços, como o percurso entre Póvoa de Varzim (depois da Estela pois o pórtico ali existente mantém-se pago) e Viana do Castelo.

Esta medida abrange outras vias como a A4, A13, A22, A23, A24 e A25, revertendo uma decisão que vigorava desde 2010.

Destaques da Notícia
As antigas autoestradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), incluindo a A28, estão agora livres de portagens em vários troços, como o percurso entre Póvoa de Varzim (depois da Estela pois o pórtico ali existente mantém-se pago) e Viana do Castelo.Este foi alterado em 2010, impondo custos aos utilizadores, medida agora parcialmente revertida, encerrando uma longa batalha política e social.

A decisão foi aprovada no Parlamento em julho de 2024, após proposta do PS, com apoio de vários partido como o Chega, exceto PSD e CDS-PP. O diploma, promulgado pelo Presidente da República, estima um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

O fim das portagens, como na A28, gerou divisões. Para o Governo, a medida representa “justiça para o Interior e para as populações” que dependem destas vias.

Já entidades como a APCAP e a APC consideram que os custos agora recaem sobre todos os contribuintes, criticando a transferência de encargos para o erário público.

Movimentos cívicos como a Plataforma P’la Reposição das Scut elogiaram a decisão, como na A28, considerando-a uma vitória para as comunidades locais e empresas do Interior, que enfrentaram décadas de desvantagem competitiva.

Por outro lado, a Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias alerta para possíveis impactos negativos na ferrovia, defendendo maior equilíbrio nas políticas de mobilidade.

O modelo inicial das SCUT, implementado em 1997, previa financiamento estatal integral.

Este foi alterado em 2010, impondo custos aos utilizadores, medida agora parcialmente revertida, encerrando uma longa batalha política e social.

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