e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler A28: Já pode passar em Esposende e Viana sem pagar portagem nos pórticos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > A28: Já pode passar em Esposende e Viana sem pagar portagem nos pórticos
EsposendeCávadoLimaViana do Castelo

A28: Já pode passar em Esposende e Viana sem pagar portagem nos pórticos

Nuno Cerqueira
1 de Janeiro de 2025 19:22
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
2 minuto(s) de leitura
esposende a28
Foto: E24
Partilhar

As antigas autoestradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), incluindo a A28, estão agora livres de portagens em vários troços, como o percurso entre Póvoa de Varzim (depois da Estela pois o pórtico ali existente mantém-se pago) e Viana do Castelo.

Esta medida abrange outras vias como a A4, A13, A22, A23, A24 e A25, revertendo uma decisão que vigorava desde 2010.

A decisão foi aprovada no Parlamento em julho de 2024, após proposta do PS, com apoio de vários partido como o Chega, exceto PSD e CDS-PP. O diploma, promulgado pelo Presidente da República, estima um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

O fim das portagens, como na A28, gerou divisões. Para o Governo, a medida representa “justiça para o Interior e para as populações” que dependem destas vias.

Já entidades como a APCAP e a APC consideram que os custos agora recaem sobre todos os contribuintes, criticando a transferência de encargos para o erário público.

Movimentos cívicos como a Plataforma P’la Reposição das Scut elogiaram a decisão, como na A28, considerando-a uma vitória para as comunidades locais e empresas do Interior, que enfrentaram décadas de desvantagem competitiva.

Por outro lado, a Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias alerta para possíveis impactos negativos na ferrovia, defendendo maior equilíbrio nas políticas de mobilidade.

O modelo inicial das SCUT, implementado em 1997, previa financiamento estatal integral.

Este foi alterado em 2010, impondo custos aos utilizadores, medida agora parcialmente revertida, encerrando uma longa batalha política e social.

ETIQUETAS:A28ex_SCUTportagensPorticosprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei1
Feliz1
Piscadela3
Surpreso0
Sonolento0
Triste2
Zangado2
Notícia anterior incendio braga gualtar - 2 Braga: Contentor e veículo consumidos pelas chamas em Gualtar
Notícia seguinte saude cavado radiografica ULSBE Cávado: Doentes operados à anca e joelho no Hospital de Barcelos acompanhados em casa após alta
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Barcelos Estudante de Barcelos obtem a nota de entrada mais elevada na Universidade Politecnica do Cavado e do Ave e1787750518513
Barcelos: Estudante de Barcelos obtém a nota de entrada mais alta na UPCA, com média de 19,35 valores
Barcelos Cávado
14 minutos atrás
Famalicão 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão: 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão Ave
2 horas atrás
Povoa de Lanhoso Xutos Pontapes e Diogo Picarra encabecam a maior edicao de sempre da Noite Geracoes
Póvoa de Lanhoso: Xutos & Pontapés e Diogo Piçarra encabeçam a “maior edição de sempre” da Noite Gerações
Póvoa de Lanhoso Ave
2 horas atrás
Barcelos Lurdes Faria celebrou 100 anos com animacao da Banda do Galo
Barcelos: Lurdes Faria celebrou 100 anos com animação da Banda do Galo
Barcelos Cávado
3 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Acidente braga fojo
BragaCávado

(vídeo) Braga: Será da obra ou da imprudência? Acidente continuam no Fôjo

3 meses atrás
resiencia universitaria esposende fao psd
EsposendeLitoral

Esposende: Câmara trava residência universitária em Fão. PSD acusa “má gestão” e decisão “ideológica”

8 meses atrás
Casa das Marinhas
CávadoEsposende

Esposende: ESMAD é o novo parceiro da Câmara em prol da cultura

4 anos atrás
jacintos praga água
BarcelosCávadoEsposende

BE questiona Governo sobre infestação de jacintos no rio Cávado

4 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up