O presidente da Câmara de Barcelos reclamou urgência e preocupação no processo do novo hospital e o Governo “deu-lhe” com um despacho de “perfil”.
O anuncio foi realizado hoje em “Diário da República” com o gabinete de comunicação de Mário Constantino a emitir uma nota de imprensa congratulando-se com o despacho da Ministra da Saúde.
Ana Paula Martins aprovou a revisão do perfil assistencial, da área de influência, do dimensionamento e do programa funcional.
O documento destaca que “a construção desta nova unidade de saúde é essencial para modernizar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reforçar a resposta à população, sendo uma prioridade para o Governo que os trabalhos avancem ainda este ano”.
Mas a “coisa” será sempre complexa, até porque, em tendo em conta o cenário de crise política no final do ano, onde há eleições autárquicas e presidenciais logo a seguir, o hospital de via servir Esposende e Barcelos poderá ver as primeiras máquinas no terreno só em 2027…isto sem reclamações e afins.
No entanto, e bem devagarinho e com sinais firmes, a equipa constituída pela Administração Central do Sistema de Saúde, pela Direção Executiva do SNS e pela Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende já realizou ajustamentos ao programa funcional.
“Entre as principais alterações, destacam-se o reforço da capacidade de internamento para adultos e crianças, a criação de uma área de consulta externa de psiquiatria e a implementação de uma unidade de cuidados intermédios de nível II, destinada a doentes críticos e semicríticos com diversas patologias”, dá nota o gabinete de comunicação de Mário Constatino.
A publicação deste despacho permite agora que o processo avance para a próxima fase, que inclui o financiamento para a elaboração do estudo prévio e do projeto de execução.
Recentemente, aquando da assinatura da carta de compromisso entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, apelou ao Governo para “agilizar o lançamento do concurso para o projeto do Novo Hospital“, sublinhando “a urgência da sua concretização para beneficiar a população da região”.