O Município de Esposende manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Maria Teresa Horta, uma das personalidades mais destacadas e inspiradoras da cultura portuguesa contemporânea.
A escritora e ativista, recentemente galardoada com o Prémio Rodrigues Sampaio no passado dia 30 de novembro, em Esposende, foi homenageada durante uma cerimónia em que José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, representou a autora.
Maria Teresa Horta, pioneira na defesa dos direitos das mulheres e da liberdade, foi a primeira mulher a receber o Prémio Rodrigues Sampaio.
O júri destacou a sua “persistência na luta pela igualdade de género, antes e depois do 25 de Abril”, bem como a forma como transportou essa causa para a sua obra literária, trabalho jornalístico e intervenção cívica. A sua dedicação à igualdade de género e à liberdade marcou gerações e deixou um legado indelével.
Em março, integrado na edição deste ano do evento “WOWman – Mulher, Tantos Mundos“, o Município de Esposende irá evocar e homenagear Maria Teresa Horta, celebrando o Dia Internacional da Mulher e destacando o seu papel como uma mulher de causas, sobretudo na luta pelos direitos das mulheres.
O Prémio Rodrigues Sampaio, instituído nos anos 50 pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, foi retomado em 2022 pelo Município de Esposende, numa homenagem aos 140 anos da associação e ao seu patrono, António Rodrigues Sampaio.