O conhecido empresário português Mário Ferreira encontra-se na China, onde tem estado em contacto com o sector dos transportes, incluindo ferrovia e marítimo.
“Comecei em Beijin um tour de quase uma semana que me levará até ao sul passando por Xangai e saindo pôr Guangzhou. Será uma imersão na tecnologia e capacidade de construção e desenvolvimento chineses aliados aos desafios e criatividade Portugueses, vão certamente sair daqui boas ideias, desde o sector dos autocarros eléctricos aos grandes navios de cruzeiro, que infelizmente já não consigo construir em Portugal por falta de capacidade de entrega”, afirma o empresário.
Durante a visita, Mário Ferreira teve a oportunidade de conhecer um dos maiores estaleiros do mundo, destacando a “dimensão e avanço tecnológico”.
“Nunca vi nada comparável na Europa, e conheço quase todos os principais estaleiros”, afirmou Mário Ferreira, impressionado com a estrutura industrial chinesa.
O estaleiro visitado produz anualmente cerca de 20 navios de grande dimensão e emprega 13 mil trabalhadores, para além de subempreiteiros especializados.
Segundo Mário Ferreira, a organização do estaleiro segue um modelo inspirado na disciplina alemã, que por sua vez adotou princípios da indústria automóvel europeia.
“Aqui levantam blocos de 1.000 toneladas de cada vez, o que permite construir secções inteiras de um navio com grandes vantagens de qualidade”, explicou.
Outro fator que impressionou o empresário foi o elevado nível de automação do estaleiro, equipado com robótica de soldadura de última geração. Além disso, destacou a infraestrutura de apoio aos trabalhadores, com uma cantina capaz de servir mais de 30 mil refeições diárias e um hotel de 150 quartos destinado a clientes e engenheiros envolvidos nas construções.
O empresário português também relatou a sua experiência com os comboios de alta velocidade chineses, elogiando a qualidade e eficiência do sistema ferroviário.
“Estou maravilhado pelo serviço e pelos comboios. A China detém dois terços das linhas de grande velocidade do mundo. Recentemente, apresentaram um comboio que atingiu 450 km/h em testes e esperam ter uma velocidade média de 400 km/h”, referiu.
O empresário partilhou ainda a sua experiência numa viagem a 350 km/h, sublinhando a estabilidade do percurso: “Sem qualquer tipo de vibrações ou abanos. Espectacular!”.
Num dos comentários nas redes sociais, e a propósito da ferrovia, Mário Ferreira é visto como “uma ótima pessoa para comprar a CP e desenvolver a industria ferroviária em paralelo com a industria do turismo e logística”.
“Não tenho dúvida que a sua visão de mundo a sua estratégia empresarial aliada ao seu gosto por empreender e fazer crescer qualquer indústria seriam o ingrediente chave para o sucesso de um projecto ferroviário sustentável em Portugal”, lê-se.