O eurodeputado Hélder Sousa Silva apelou hoje, no Parlamento Europeu em Estrasburgo, à necessidade urgente de transformar a “Bússola para a Competitividade” da Europa em ações concretas.
Defendendo “coragem política” por parte das instituições da UE e dos seus 27 Estados-membros, o deputado sublinhou que é crucial passar das intenções à prática para enfrentar um dos momentos económicos mais críticos da história europeia.
Segundo Hélder Sousa Silva, a União Europeia encontra-se num “ponto de viragem” que determinará o seu papel no cenário global: “ser protagonista ou mera espectadora”.
O eurodeputado reconheceu o valor da “Bússola para a Competitividade”, apresentada pela Comissão Europeia no final de janeiro, classificando-a como “um documento importante, ambicioso e enquadrador”, mas alertou para a necessidade de “operacionalização” do mesmo.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aquando da apresentação do documento, afirmou que este traduz as recomendações do relatório Draghi num roteiro de ação. Contudo, Hélder Sousa Silva reforçou que apenas “a sua aplicação prática garantirá resultados”.
O plano destaca a inovação, a transição verde e a autonomia económica estratégica como pilares para a competitividade europeia no período 2024-2029.