e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Albufeira de Lindoso contaminada por ‘bloom’ de cianobactérias tóxicas vindo da Galiza
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Albufeira de Lindoso contaminada por ‘bloom’ de cianobactérias tóxicas vindo da Galiza
Global

Albufeira de Lindoso contaminada por ‘bloom’ de cianobactérias tóxicas vindo da Galiza

Redação E24
11 de Junho de 2026 14:24
Redação E24
2 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
Albufeira de Lindoso contaminada por bloom de cianobacterias toxicas vindo da Galiza e1781183884777
Partilhar

Associação de Vecinos de As Conchas alerta para riscos graves de saúde pública nas águas da fronteira luso-galaica; “macroquintas” de pecuária industrial na província de Ourense estão na origem do desastre ecológico

O desastre ambiental provocado pela proliferação descontrolada de cianobactérias (bloom) na bacia do rio Lima alastrou oficialmente ao território fronteiriço. A Associação de Vecinos de As Conchasemitiu um comunicado científico urgente alertando que a albufeira de Lindoso — que une a Galiza a Portugal — se tornou a “nova vítima” da poluição gerada pela atividade agropecuária intensiva da comarca galega da A Limia.

De acordo com as análises laboratoriais efetuadas pela equipa científica da associação, a contaminação em Lindoso já atinge níveis iguais ou superiores aos registados na vizinha albufeira de As Conchas. A inação continuada das autoridades espanholas ao longo de 15 anos permitiu que a carga de poluição biológica escorresse rio abaixo, ameaçando agora diretamente a saúde de banhistas, desportistas e ecossistemas em ambos os lados da fronteira, com impacto imediato nas populações galegas de Lobios e Entrimo, e na região do Alto Minho, em Portugal.

Géneros detetados e os riscos para a saúde humana

As amostras recolhidas na água revelaram a presença concentrada de microrganismos altamente perigosos e incompatíveis com a segurança pública. O relatório detalha o perfil clínico e biológico das duas ameaças identificadas:

1. Género Microcystis

É uma das cianobactérias de água doce mais estudadas devido à sua elevada toxicidade. Este organismo liberta microcistinas, um grupo de potentes hepatotoxinas com capacidade destrutiva que atacam diretamente as funções do fígado.

2. Género Aphanizomenon

Capaz de produzir duas toxinas graves:

  • Saxitoxinas: Neurotoxinas de agressividade extrema no organismo, associadas à Intoxicação Paralítica por Mariscos;
  • Cilindrospermopsina: Uma citotoxina agressiva que inibe a síntese de proteínas e destrói o material genético. Ataca simultaneamente o fígado e os rins (ação hepatotóxica e nefrotóxica).
  • Sintomas de Exposição: A ingestão, contacto ou inalação acidental destas águas contaminadas pode desencadear febres altas, dores de cabeça intensas, vómitos, diarreias hemorrágicas e quadros graves de mal-estar geral.
Captura de ecra 2026 06 11 141555
Cianobactérias detectadas no reservatório de lindoso

A origem: O impacto das ‘macroquintas’ de suínos e aves

A associação sublinha que este fenómeno ambiental não é um evento casual nem está dependente apenas de fatores meteorológicos. Trata-se da consequência direta do excesso de nutrientes despejados nas linhas de água, com destaque para o azoto e o fósforo.

Estes componentes químicos derivam do escoamento e da falha de reciclagem de toneladas de purinas, nitratos e estrume de galinha (gallinaza) produzidos de forma massiva pelas grandes explorações pecuárias industriais e pelas denominadas macroquintas de porcos da bacia do Lima.

Sentença judicial condena inação da Xunta e da Confederação Hidrográfica

A persistência deste crime ambiental levou a associação de moradores a mover uma ação judicial em Espanha. O tribunal emitiu uma sentença condenatória firme contra a Xunta de Galicia (pelas falhas na fiscalização dos resíduos agrários e proteção ambiental) e contra a Confederação Hidrográfica do Miño-Sil (pela negligência na salvaguarda da qualidade da água).

Apesar de a condenação judicial ter transitado em julgado, a associação lamenta que nenhuma medida estrutural tenha sido aplicada até ao momento pelos organismos públicos de Ourense.

Falta de sinalização coloca turistas e desportistas em risco

A maior preocupação foca-se na falta de transparência das autarquias galegas da bacia. Enquanto As Conchas se encontra em Alerta de Nível 2, municípios como Lobeira e Muíños são acusados de esconder o problema, omitindo avisos aos banhistas. O município de Bande mantém cartéis contraditórios que indicam, em simultâneo, “água excelente” e “proibido banhar-se”, confundindo os veraneantes.

A associação recorda que o Programa de Vigilância Sanitária das Zonas de Banho de Galicia 2026-2030 obriga legalmente todas as autoridades locais a sinalizar e proibir o acesso a qualquer espelho de água afetado por cianobactérias, quer sejam praias fluviais oficiais ou zonas de lazer informais.

A direção da Associação de Vizinhos de As Conchas apela agora publicamente para que os municípios limítrofes de Lobios e Entrimo que confinam com a albufeira partilhada de Lindoso “atuem com responsabilidade” e avancem com a colocação urgente de sinalética clara nas margens, evitando uma exposição desnecessária da população e de animais a uma ameaça real de saúde pública.

Os cidadãos, pescadores, praticantes de desportos náuticos e turistas do Gerês e Alto Minho que pretendam acompanhar as atualizações epidemiológicas ou consultar os relatórios semanais de balneabilidade das águas transfronteiriças do rio Lima podem aceder aos dados públicos da Confederação Hidrográfica do Miño-Sil.

WhatsApp Image 2026 06 11 at 12.33.14 2 e1781183925321 WhatsApp Image 2026 06 11 at 12.33.14 1 e1781183938672

ETIQUETAS:albufeiradelindosoambientecontaminaçãoaguaecologiaentrimogaliciagalizahidrográfialindosolobiosnorteourensepecuáriaindustrialprincipalriscosaudesaúdeturismoVecinos de As Conchas

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Esposende Município apoia seis grupos de teatro amador do concelho Esposende: Município apoia seis grupos de teatro amador do concelho
Notícia seguinte Famalicão Continental celebra 80 anos com produção recorde e reforço com a FORAVE Famalicão: Continental celebra 80 anos com produção recorde e reforço com a FORAVE
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
12 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
13 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
14 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
14 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

equiano 1 FocusFillWzcwNCwzNzAsInkiLDg4XQ WaterMarkW251bGxd
Global

Instalação do novo cabo submarino da Google liga Portugal à África do Sul

4 anos atrás
Hoquei em Patins Minho OC Barcelos SL Benfica
eSports

Hóquei em Patins: OC Barcelos goleado na Luz mas “critério” prejudicou

2 anos atrás
A cidade de Braga prepara-se para celebrar a época natalícia com um investimento significativo por parte da Câmara Municipal.
BragaCávado

Braga: Natal “acende” a 1 de dezembro com concerto de André Sardet

3 anos atrás
sc braga guerreiros
eSports

Futebol: Segundas linhas dos guerreiros sem cabedal para romanos

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up