O atual presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, anunciou que suspenderá as suas funções a partir de 7 de abril. Olegário Gonçalves vai ser o novo presidente da Câmara.
A decisão coincide com o prazo para entrega das listas para as eleições legislativas antecipadas, agendadas para 18 de maio, nas quais João Manuel Esteves figura como o segundo na lista do PSD pelo distrito de Viana do Castelo.
Caso seja eleito deputado na Assembleia da República, Esteves assumirá o novo cargo, deixando a gestão do município a cargo do vice-presidente Olegário Gonçalves até ao fim do mandato.
João Manuel Esteves, que se encontra a cumprir o seu terceiro e último mandato como autarca, revelou que a transição de poderes ocorrerá num contexto de expectativa relativamente ao futuro político.
Olegário Gonçalves, o novo presidente interino, é responsável por várias áreas essenciais da autarquia, incluindo Proteção Civil, Ambiente, Mercados e Feiras, Manutenção de Edifícios e Equipamentos, Gestão da Rede Viária, Sinalização e Prevenção Rodoviária, Gestão do Parque de Máquinas e Viaturas, bem como Transportes Públicos.
Esta mudança de liderança ocorre num momento crítico da política nacional, uma vez que as eleições legislativas antecipadas foram convocadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a crise política que conduziu à demissão do Governo em funções.
A moção de confiança apresentada não obteve o apoio necessário no parlamento, gerando a necessidade de um novo sufrágio.
As listas do PSD para estas eleições foram aprovadas na última quarta-feira em Lisboa, durante uma reunião do Conselho Nacional do partido, onde foram confirmadas as candidaturas para o ato eleitoral marcado para 18 de maio.