E24

Artes Marciais: Ana Sofia Fontes em Paris para defender o nome de Esposende no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu

A poucos dias do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu , que se realiza de 23 a 29 de Janeiro, no Institute Judo em Paris, Ana Sofia Fontes já sente o “nervoso miudinho ao ponto de à noite ter sonhos com a estratégia de luta”. Apoio da empresa onde trabalha, a Impetus, foi fundamental.

Na partida para a competição a atleta Esposende promete “defender o nome de Esposende e Portugal além-fronteiras”.

A atleta parte com oito medalhas de ouro e uma de prata em competições nacionais.

Se os sonhos à noite são recorrentes, durante o dia os pensamentos passam “pelos pormenores básicos que não me posso esquecer porque o Jiu-jitsu é tão extenso e com tantas variações é impossível guardar tudo a na nossa memória”, revela Ana Sofia Fontes.

“Por isso é tão importante o aperfeiçoamento da estratégia de luta, no que somos bons a fazer, como sair de determinadas situações e não deixar margens para erros. Por essa razão se compara ao xadrez, pois é ação e reação” afirma quase numa reflexão em voz alta.

Quanto ao campeonato que se aproxima Ana Sofia Fontes acha que “nunca nos sentimos totalmente preparados pois há sempre onde melhorar, mas vou com a sensação de estar preparada, que dei o melhor de mim. As horas dedicadas à recuperação, a minha dedicação nos treinos e todas as competições nacionais que fiz até hoje, fazem-me sentir com confiança”.

A atleta participou em seis competições no total, com oito medalhas de ouro e apenas uma de prata. “Foram com muito bons resultados, mas sei que o nível de exigência será alto. Vou lutar com as melhores da Europa e a curiosidade da opção de luta das minhas adversárias é grande”.

“Vou com o intuito de elevar a cores nacionais e do Município de Esposende ao mais alto lugar do pódio. Este Campeonato europeu servirá também de teste, para quem sabe quiçá, uma futura participação minha no Campeonato Mundial, onde os apoios externos são fundamentais”, salientou a atleta.

Apoio da empresa onde trabalha revelou-se fundamental.

“Os custos da minha participação em todas as competições, até à data, foram suportados por mim, pelo que estava cada vez mais difícil seguir mais longe e correr atrás o sonho. Mas agora ficou mais fácil, tirando-me um peso de cima dos ombros, com as formas de apoio que tenho recebido”, revela Ana Sofia Fontes.

Desde logo pela pela parte da empresa em que trabalha: a Impetus Portugal.

“Aquando do meu pedido mostraram-se totalmente disponíveis para me apoiar, ao proporcionar as condições necessárias para uma melhor performance e focar-me nos meus objetivos para esta competição”, garante a atleta. “É muito bom sentir que estamos numa empresa que me apoia neste meu sonho, como também o carinho e incentivo por parte dos colegas de trabalho”, afirma ainda, não escondendo a emoção.

Publicidade