e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Arcos de Valdevez: Autarca de Souto e Tabaçô lamenta se prazo da AR impedir desagregação
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Arcos de Valdevez: Autarca de Souto e Tabaçô lamenta se prazo da AR impedir desagregação
LimaViana do Castelo

Arcos de Valdevez: Autarca de Souto e Tabaçô lamenta se prazo da AR impedir desagregação

Redação E24
23 de Março de 2023 15:44
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
Captura de ecra 2023 03 23 as 16.42.30
Partilhar

Em causa está a declaração de terça-feira do deputado socialista Pedro Cegonho, que preside ao grupo de trabalho parlamentar responsável pela análise dos pedidos de desagregação de freguesias, segundo o qual estão apenas a ser analisados aqueles que respeitaram o prazo de entrada no parlamento até 21 de dezembro de 2022.

Em Arcos de Valdevez, o chefe de divisão administrativa da câmara, Faustino Soares, explicou que a proposta de desagregação da União de Freguesias de Souto e Tabaçô deu entrada no município em novembro de 2022 e ainda “está pendente do parecer da câmara para ser submetido à assembleia municipal”.

“A câmara fez um pedido de esclarecimento à Direção-Geral das Autarquias Locais sobre a interpretação do prazo de entrega na Assembleia da República, mas ainda não obteve resposta”, explicou.

A presidente da União de Freguesias de Souto e Tabaçô remeteu uma posição formal sobre o assunto para depois de uma reunião da junta de freguesia. “Temos primeiro que analisar o assunto entre nós, para depois falarmos todos pela mesma voz”, disse Glória Alves.

A autarca social-democrata manifestou ainda “algum desalento se o processo de desagregação não tiver sucesso, por ser uma pretensão de maior parte da população, sobretudo de Tabaçô”.

Perante a posição do grupo de trabalho responsável pela análise dos pedidos de desagregação de freguesias, o presidente da União de Freguesias de Reboreda e Nogueira, em Vila Nova de Cerveira, também no distrito de Viana, cujo processo ainda decorre disse sentir-se “enganado”.

O autarca garantiu, porém, que vai continuar com o processo.

“Vou mandar a documentação toda [para a Assembleia da República], depois que analisem como entenderem. Fizeram a lei para não desagregar. Vamos aguardar”, afirmou Fernando Marinho.

O autarca queixou-se da “complexidade” do processo de desagregação e explicou que o pedido da união a que preside não foi enviado ainda à Assembleia da República por “não estar reunida toda a documentação para fundamentar o mais pormenorizadamente possível o processo”.

“Desta forma, muitos processos de desagregação não vão entrar”, referiu o autarca do concelho de Vila Nova Cerveira.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira (PS), disse que o pedido de desagregação da União de Freguesias de Reboreda e Nogueira recebeu parecer favorável da Câmara e Assembleia Municipal.

O Governo apresentou no final de 2020 ao parlamento uma proposta de lei que permite reverter a fusão e a extinção de freguesias ocorrida em 2013, durante o Governo PSD/CDS-PP, a que se juntaram posteriormente propostas do PCP, do PEV e do BE.

A lei previa que os pedidos de desagregação, depois de cumpridos formalismos nas Assembleias de Freguesia e Municipais, deveriam ser entregues no parlamento até 21 de dezembro de 2022.

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) anunciou ter pareceres jurídicos que sustentavam que bastava que o primeiro passo no processo fosse iniciado essa data e o PCP entregou na AR um projeto que estendia por um ano o prazo.
O Governo tinha admitido clarificar a lei devido a estas interpretações, mas, terça-feira, no parlamento, a ministra Ana Abrunhosa remeteu para a competência exclusiva da Assembleia da República, e do grupo de trabalho criado, a interpretação e análise dos procedimentos.

“Após o dia 21 de dezembro de 2022, [a AR] constituiu um grupo de trabalho para verificar os pedidos recebidos, a montante, das autarquias, pressupondo quer a legitimidade quanto às entidades que remeteram esse expediente, quer as deliberações prévias que têm que ter existido antes dessa data de 21 de dezembro de 2022, para agora fazer a sua avaliação da conformidade à lei 39/2021. É esse trabalho que está a ser feito”, afirmou o deputado socialista que preside ao grupo de trabalho parlamentar responsável pela análise dos pedidos.

Segundo Pedro Cegonho, a lei aprovada na AR para a criação e extinção de freguesias “determina que pode haver um período excecional de correção da lei anterior, observados determinados critérios”, e estabelece que o prazo para que as freguesias entregassem no parlamento os pedidos de reversão de agregações foi o de 21 de dezembro, já depois de terem a aprovação das Assembleias de Freguesia e Municipais.

Em 22 de dezembro do ano passado, fonte parlamentar disse que, até ao dia anterior, pelo menos 185 freguesias agregadas em 2013 tinham pedido ao parlamento para se desagregarem.

 

ETIQUETAS:Arcos de Valdevezeditor

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior pavilhao natario Hóquei em Patins: Viana vai receber final a oito da Liga dos Campeões
Notícia seguinte Francisco Melo Esposende E24 nocao Obrigado, Sr. Rui
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga Homem pede indemnizacao de 6 mil euros a ex mulher por violencia domestica e mutilacao genital em Braga
Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
Braga Cávado
43 minutos atrás
Morreu Tim Curry estrela de The Rocky Horror Picture Show e Sozinho em Casa 2 aos 80 anos
Morreu Tim Curry, estrela de “The Rocky Horror Picture Show” e “Sozinho em Casa 2”, aos 80 anos
Lifestyle
56 minutos atrás
Barcelos Município promove Cartão Barcelos 65+ com rede de descontos no comércio local
Barcelos: Município promove “Cartão Barcelos 65+” com rede de descontos no comércio local
Barcelos Cávado
2 horas atrás
Braga Colisao frontal perto da Volvo corta transito e causa feridos
Braga: Colisão frontal perto da Volvo corta trânsito e causa feridos
Braga Cávado
3 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

scorp 1
Lifestyle

Braga: Scorpions regressam a Portugal em julho para concerto no Altice Forum

4 anos atrás
Captura de ecra 2023 02 15 as 21.47.48
LimaViana do Castelo

Viana: Crime na Meadela com envenenamento em massa de gatos

4 anos atrás
Viana convento mosteiros
Viana do CasteloLima

Viana: Nobre foi mostrar património “incrível” que precisa de obras

2 anos atrás
Paulo de Morais PSD Viana
Viana do CasteloLitoral

Viana: Paulo de Morais aponta falhas em pagamentos e defende transparência na Câmara

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up