E24

Barcelos: “Bombeiro Figurado” para ver no salão nobre dos Paços do Concelho

Integrada no programa das celebrações dos 140 anos de serviço dos Bombeiros Voluntários de Barcelos (BVB), vai ser inaugurada, na próxima sexta-feira, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a exposição “O Bombeiro Figurado”.

Trata-se de uma mostra de peças, complementada com fotografias, da coleção de figurado reunida a partir da segunda metade do século XX, pertencente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade barcelense, composta, entre outras, por peças cerâmicas únicas a ilustrar vários instantes da vida e trabalho dos Bombeiros.

No texto de apresentação desta iniciativa, pode ler-se que “a exposição temporária “O Bombeiro Figurado” pretende dar a conhecer uma breve parte desta história (de 140 anos), através de peças de figurado e fotografias únicas.

Ao percorrer as imagens expostas na exposição, “observamos peças de reconhecidos artesãos da cerâmica figurativa da região, como Rosa Ramalho, Júlia Côta, os irmãos Mistério, Joaquim Esteves, entre muitos outros”.

Esta exposição vai estar patente no Salão Nobre dos Paços do Concelho de 6 a 28 de janeiro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 12h e das 14 às 17 horas.

Publicidade