E24
chafariz barcelos

Barcelos: “Bruxedo” dá cabo de chafariz com 400 anos mas Câmara vai reparar

O histórico chafariz do Largo do Apoio, em Barcelos, foi encontrado danificado após a celebração da festa de Halloween que ocorreu no centro da cidade na noite da última terça-feira.

A parte superior do chafariz desabou e caiu na água, deixando os locais perplexos com o acontecimento.

A “Noite Preta de Halloween”, organizada pela Câmara Municipal, apresentou três palcos com música até altas horas da madrugada, sendo um deles instalado no Largo do Apoio.

Como parte da decoração, o chafariz, que possui mais de 400 anos de história, estava envolto em um pano preto e ‘teias de aranha’.

No momento, as circunstâncias exatas do colapso da parte superior do chafariz ainda não foram determinadas, permanecendo um mistério que está no segredos dos…”bruxos”.

O E24 questionou a Câmara de Barcelos quinta-feira e o gabinete de comunicação da autarquia respedeu logo , deixando a população tranquila.

“A parte superior do chafariz, ainda por razões não apuradas, caiu no interior do chafariz. Felizmente não sofreu praticamente danos, pelo que o objeto será reposto no local logo que as condições meteorológicas o permitam”, respondeu a este jornal a autarquia liderada por Mário Constantino.

Segundo informações do site da autarquia, o chafariz, datado de 1621 e atribuído a João Lopes, é uma relíquia da tradição renascentista.

Localizado no Largo do Apoio, acredita-se que tenha sido o primeiro espaço urbano com características medievais na cidade de Barcelos.

No entanto, apesar de sua importância histórica, o chafariz não possui classificação patrimonial formal até o momento, mas este jornal sabe que a autarquia poderá avançar para a sua classificação.

 

Publicidade