E24
PJ

Barcelos: Cocaína no meio de bananas em Gilmonde

Nove indivíduos foram acusados pelo Ministério Público dos crimes de tráfico de drogas agravado e associação criminosa no caso da apreensão de cocaína em bananas, ocorrida em Barcelos no final de 2022.

Segundo o despacho do MP, os acusados formaram uma estrutura organizativa para introduzir grandes quantidades de cocaína na Península Ibérica por via marítima, dissimulada em contentores de importação, especialmente de frutas provenientes da América do Sul.

A droga foi descoberta em dois contentores de bananas importadas do Equador, com 105 e 717 quilos de cocaína, respectivamente.

A apreensão ocorreu em Algeciras, Espanha, em dezembro de 2022, e posteriormente, em janeiro de 2023, no Porto de Leixões, pela Polícia Judiciária.

O carregamento destinado a Portugal foi apreendido num armazém em Gilmonde, Barcelos.

A organização, responsável pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína em contentores de bananas, foi desmantelada em operações que envolveram autoridades espanholas e portuguesas, resultando na detenção de nove pessoas e na apreensão de provas substanciais, incluindo equipamentos eletrônicos, dinheiro e veículos de luxo.

Publicidade