Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) foi distinguida com a “Bolsa EVA e Roudolph Arié – Cuidar Equipas, Melhorar Cuidados“, promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), na edição de 2024.
Este financiamento visa melhorar as condições de prestação de cuidados paliativos em Barcelos e Esposende.
Com este apoio, será possível criar e adaptar um espaço dedicado às consultas de cuidados paliativos, conferências familiares e hospital de dia, proporcionando um ambiente mais confortável para utentes e familiares.
A iniciativa pretende reforçar a qualidade da assistência, promovendo um acompanhamento mais humano e eficaz.
O projeto “Espaço ConVida” permitirá a instalação de um gabinete funcional, equipado com mobiliário ergonómico, iluminação natural, isolamento acústico e recursos tecnológicos essenciais. Estas melhorias garantirão maior conforto aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.
Com a concretização do projeto, estima-se duplicar o número de conferências familiares realizadas anualmente e aumentar em 40% o número de consultas de cuidados paliativos, melhorando significativamente a resposta às necessidades da comunidade.
O reconhecimento da APCP sublinha “a importância do trabalho desenvolvido pela equipa de cuidados paliativos da ULS Barcelos/Esposende e evidencia a necessidade contínua de investimento nesta área”.
A ULSBE reafirma “compromisso em garantir a concretização deste projeto”, assegurando “um apoio cada vez mais estruturado e de qualidade para doentes e famílias”.