O símbolo maior da identidade portuguesa acaba de ganhar uma nova pena no seu colorido.
O Galo de Barcelos, através de uma experiência imersiva de modelagem e pintura, foi distinguido como a ‘Melhor Experiência de Turismo Criativo’ na 13.ª edição dos World Creative Tourism Awards, um dos mais prestigiados prémios internacionais do setor.
A candidatura vencedora foi apresentada pelo Município de Barcelos, por intermédio da Casa da Criatividade, e competiu na categoria principal do evento. O júri internacional destacou a forma como esta atividade permite aos visitantes não apenas observar, mas participar ativamente na recriação de um ícone do artesanato português.
Para além do reconhecimento global, esta distinção sublinha a estratégia do concelho em afirmar-se como destino de referência no turismo criativo. A iniciativa valoriza os elementos culturais e artesanais que definem a identidade local, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade e a preservação dos ofícios tradicionais, garantindo a continuidade das técnicas artesanais.
O prémio foi recebido pelo vereador do Turismo, Pedro Miguel Ferreira, durante a FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid no final de janeiro. O evento madrileno serviu de palco para a cerimónia de entrega, inserida numa edição que registou um número recorde de candidaturas.
Ao todo, 223 projetos de 28 países concorreram ao galardão, tendo sido avaliados por um painel de especialistas em marketing turístico e economia criativa.




