e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Barcelos: Jovem de Barcelos vai a julgamento por tráfico de canábis de 6 milhões de euros
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Barcelos > Barcelos: Jovem de Barcelos vai a julgamento por tráfico de canábis de 6 milhões de euros
BarcelosCávado

Barcelos: Jovem de Barcelos vai a julgamento por tráfico de canábis de 6 milhões de euros

Redação E24
26 de Junho de 2026 15:03
Redação E24
3 semanas atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Barcelos Jovem de Barcelos vai a julgamento por tráfico de canábis de 6 milhões de euros
Partilhar

Carregamento de 350 quilos escondido em camião de almofadas foi intercetado na A25 pela PJ; arguido limiano reincidente continuou a traficar droga sintética K4 dentro da Cadeia de Braga

O Ministério Público (MP) de Vila Nova de Famalicão já deduziu acusação formal contra um jovem de Barcelos e um empresário de camionagem de Fátima, ambos em regime de prisão preventiva. Os dois arguidos vão responder no Palácio da Justiça de Braga pelo crime de tráfico de estupefacientes agravado, na sequência da apreensão de uma carga massiva de canábis avaliada em seis milhões de euros junto à fronteira de Vilar Formoso.

O despacho de acusação detalha que a substância ilícita seria oriunda de Espanha e tinha como destino o abastecimento de redes criminosas noutros países europeus, com especial foco na Polónia e na Suíça. No total, a operação culminou no confisco de 348,7 quilos de canábis, volume suficiente para a produção estimada de cerca de um milhão de doses individuais.

Droga dissimulada em paletes de almofadas decorativas

A detenção, sob a chancela da Polícia Judiciária (PJ) de Leiria, remonta a 13 de abril de 2025, na Área de Serviço de Alto Leomil (A25), localizada no concelho de Almeida, a escassos quilómetros da fronteira. Durante a abordagem ao veículo pesado de mercadorias, os inspetores detetaram uma complexa engenharia de dissimulação:

  • A Carga: Estavam distribuídas 33 europaletes contendo 3.168 almofadas decorativas (num total de quase 3 toneladas de mercadoria lícita);
  • O Esconderijo: Escondidas entre a carga legítima, encontravam-se 72 caixas de cartão (com etiquetas vermelhas e a inscrição Bianco) que acondicionavam 317 embalagens plásticas seladas com a canábis.

A investigação da PJ apurou que Wilson G., de 41 anos, empresário de transporte internacional residente em Fátima, aproveitava a logística das suas duas empresas (também constituídas arguidas) para transportar droga sem o conhecimento dos seus motoristas. Por sua vez, Nuno A., de 25 anos, residente em Couto de Cambeses, Barcelos, atuava como “batedor”, circulando num ligeiro quilómetros à frente dos camiões para monitorizar e avisar sobre eventuais controlos policiais, recebendo um pagamento fixo de 2.500 euros por viagem.

Reincidência e tráfico de sintéticos dentro do estabelecimento prisional

O jovem barcelense, Nuno A., possui já um historial associado ao narcotráfico. O arguido cometeu este crime em situação de reincidência, tendo cumprido anteriormente uma parte de uma pena de seis anos e oito meses de prisão, resultante de um processo instruído pela PJ de Braga.

A sua conduta voltou a agravar-se após o seu regresso ao Estabelecimento Prisional de Braga para aguardar o desfecho deste novo processo. O detido foi apanhado em flagrante por duas vezes com estupefaciente K4 dentro da cela. A K4 é uma substância sintética pulverizada em folhas de papel, indetetável pelo odor ou cor, altamente perigosa pelas crises psicóticas e surtos de violência extrema que provoca nos reclusos. No mercado inflacionado das prisões, uma única folha deste papel chega a atingir o valor de cinco mil euros, dez vezes mais do que o seu custo no mercado de rua.

Fase de Instrução poderá travar julgamento imediato

Apesar de a acusação já estar formalizada e o julgamento agendado para o Palácio da Justiça de Braga, as defesas dos arguidos estudam a abertura de uma fase de instrução. Trata-se de um mecanismo processual facultativo no direito penal português, conduzido por um Juiz de Instrução Criminal (JIC), onde os advogados tentarão contestar ou atenuar o libelo acusatório do Ministério Público antes de o caso transitar em definitivo para o tribunal de julgamento.

Para os profissionais do foro jurídico ou cidadãos interessados em consultar estatísticas criminais, jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça sobre tráfico agravado ou o organograma das comarcas judiciais, os dados oficiais estão acessíveis no portal do DGPJ – Direção-Geral da Política de Justiça.

ETIQUETAS:a25BarcelosBragacanabiscrimecriminalidadedestaquedetençãodrogaempressariosFamalicãoFátimajovensministeriopublicoMPPJpoliciajudiciaratraficodedrogasvilanovadefamalicão

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga PSP detem tres suspeitos por trafico e apreende 258 doses de estupefacientes Braga: PSP detém três suspeitos por tráfico e apreende 258 doses de estupefacientes
Notícia seguinte Futebol Gil Vicente FC segura três promessas da formação por mais duas épocas Futebol: Gil Vicente FC segura três promessas da formação por mais duas épocas
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao Traje de Domingar
Viana: Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao “Traje de Domingar”
Viana do Castelo Litoral
6 horas atrás
Cávado Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Cávado: Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Global
7 horas atrás
Póvoa de Varzim Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim: Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim Litoral
7 horas atrás
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Global
7 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

bombeiros felgueiras pneu porto atropelada
Global

Porto: Mulher morre atropelada na Estrada da Circunvalação

5 meses atrás
esposende incendio carrinha
EsposendeCávado

Esposende: Trabalhadores escapam a incêndio em carrinha na EN305

2 anos atrás
pichagem tito 1
CávadoEsposende

Esposende: Tito Evangelista transformado em mistura de “D. Juan” com “Poirot” por pichagem

4 anos atrás
cds fonte boa rio tinto
CávadoEsposende

Esposende: MP não dá seguimento à queixa de Rui Gonçalves e CDS mantém solidariedade

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Zé em Arcos de Valdevez: Falso empreiteiro detido após burlas de oito anos
  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up