E24

Barcelos: Programa cultura para todos potenciou a formação da Fanfarra “Os Apakitos”

O Programa Cultura Para Todos Numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos, possibilitou a constituição da fanfarra “os Apakitos”. #E24 #radioaltominho

O Programa Cultura Para Todos Numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos, possibilitou a constituição da fanfarra “os Apakitos”, cuja formação é composta por trinta jovens e adultos com deficiência e/ou incapacidade, inseridos no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

O projeto “Os Apakitos” está a ser desenvolvido pela APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças e visa desenvolver a inclusão social, permitindo que todas as pessoas participem, de forma diferente, numa mesma atividade, proporcionando-lhes momentos de prazer, alegria e boa disposição.

Considerando que a música é um meio de comunicação universal, semanalmente, os jovens e adultos do CACI, orientados pelo técnico de animação Miguel Gomes, adquirem conhecimento na área da expressão musical e dramática para posteriormente serem observados pela comunidade.

Até à data, “Os Apakitos” apresentaram-se na Festa das Cruzes, na “Semana Aberta” do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, nas comemorações dos Santos Populares em parceria com a Casa do Povo de Alvito, Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo e Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e, por fim, no evento “Fórum Empresas Inclusivas 4G”, tendo sido observados em média por mil pessoas.

Pela experiência vivida nesta iniciativa, constata-se que este projeto é uma excelente forma de, através de atividades culturais, promover a integração social dos participantes na comunidade, à qual mostram as suas capacidades e competências criativas.

No âmbito do projeto “Os Apakitos”, estão ainda calendarizadas, até ao final do ano, atuações no Dia da Música, na Abertura das I Jornadas da APAC, na Comemoração do S. Martinho e na Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Recorde-se que o “Programa Cultura Para Todos Numa Cidade Educadora Inclusiva” é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu do Programa 2020.

Redes Sociais