O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende (ULSBE) formalizou a contratualização interna com o objetivo de dar “um passo em direção a melhores cuidados de saúde”.
Durante a sessão, Tiago Gonçalves destacou a importância deste passo no compromisso da ULS Barcelos/Esposende em “proporcionar cuidados de saúde de qualidade”.
Tiago Gonçalves sublinhou que, nos últimos meses, “a instituição tem trabalhado para alinhar os objetivos específicos de cada nível de cuidados, conforme negociado entre a tutela e a instituição”.
“Este esforço visa valorizar a governação clínica e de saúde, melhorar o desempenho assistencial, garantir a sustentabilidade económica, promover a integração de cuidados e aperfeiçoar o desempenho organizacional”, frisa.
ULSBE realizou uma sessão de formalização das assinaturas da contratualização interna e o evento contou com a presença de diretores e coordenadores dos serviços de saúde primários e hospitalares.
Os acordos de contratualização são essenciais para “definir a produção e as atividades previstas para o ano, assim como os objetivos de saúde a alcançar”.
“Estes acordos incluem o número total de consultas, tanto iniciais como subsequentes, consultas de enfermagem e outros indicadores chave. São cruciais para orientar e monitorizar o desempenho dos serviços de saúde, garantir a articulação interna e assegurar que a instituição cumpre os seus objetivos assistenciais e operacionais de forma eficiente”, dão nota os responsáveis.