E24

Bombeiros de Esposende evitam explosão em fuga de gás em Antas

Os Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE) conseguiram hoje colocar termo a um fuga de matérias perigosas numa habitação em Antas, concelho de Esposende.

Segundo apurou este jornal, uma garrafa industrial de gás propano terá rompido, acabando por originar um fuga de gás.

De imediato os BVE deslocaram-se para a ocorrência.

“À nossa chegada havia em curso uma fuga de gás que conseguimos debelar. As pessoas que estavam na habitação fizeram uma evacuação ordeira. Não há vítima e a normalidade foi restabelecida”, disse o comandante das operações de socorro, o chefe Miguel Guerra.

A habitação foi ventilada e a GNR de Esposende registou a ocorrência.

Miguel Guerra deixou ainda, a este jornal, alguns conselhos do que deve, ou não fazer, em caso de fuga de gás doméstico.

“Se suspeitar de fuga de gás? Areje de imediato o local, abrindo portas e janelas. Feche as válvulas de segurança junto ao contador e aos aparelhos a gás. Para pedir ajuda, ligue para a linha emergência utilizando um telefone, fixo ou móvel, sempre no exterior da casa”, referiu Miguel Guerra.

Já o que “não deve fazer”? Miguel Guerra deixou algumas linhas de orientação, tais como “nunca faça chamas ou faísca (nunca use fósforos, isqueiros). Nunca acione qualquer interruptor elétrico ou campainha. Nunca ligue aparelhos elétricos. Nunca use o telefone (fixo ou móvel) dentro de casa. Nunca tente fazer qualquer reparação. Nunca use o elevador”, disse o chefe dos BVE.

Publicidade

error: O conteúdo está protegido!!