E24

Bordados da Ribeira do Neiva em exposição na Câmara

No edifício dos Paços do Concelho de Vila Verde, abriu hoje ao público uma exposição de trabalhos elaborados por um curso de formação promovido pela União de Freguesias da Ribeira do Neiva e pela ATAHCA – Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

Trata-se de uma mostra de 22 trabalhos produzidos pelas 16 formandas do Curso de Bordados, que decorreu em Godinhaços, entre os dias 23 de setembro e 9 de dezembro, sob a orientação da formadora Rosa Lopes.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, assinalou a abertura da exposição, elogiando a qualidade dos bordados e o contributo da iniciativa para a valorização de uma atividade artesanal que marca de forma profunda a identidade do concelho.

Algumas das formandas, o vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, e a secretária da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Candy Costa, marcaram também presença na exposição, que pode ser apreciada até 27 de janeiro.

Nos trabalhos em panos de linho e algodão estão patentes motivos variados – versos e vários desenhos, também inspirados nos Lenços de Namorados – bordados com pontos diversos: pé de flor, cadeia, espiguilha, pé de galo, nozinho, recorte, cheio, areia, canutilho, ponto de castelo branco, espinha de peixe, entre outros.

A União de Freguesias da Ribeira do Neiva felicitou as formandas pelos “admiráveis trabalhos realizados” e agradeceu “a todos os que colaboraram e, dessa forma, contribuíram para o sucesso da formação e para a concretização da exposição, em especial à formadora Rosa Lopes, à ATAHCA e à Câmara Municipal de Vila Verde”.

 

Publicidade