E24
equipa aguas bravas

Braga: Bomberios Sapadores têm agora equipa de “águas bravas”

Os Bombeiros Sapadores de Braga apresentaram hoje a equipa de “águas bravas” e estão agora capacitados para operações de intervenção e resgate neste de teatro operações, tanto do ponto de vista operacional como de equipamento adequado.

Após o curso nesta especialidade, os operacionais estão dotados e capacitados para qualquer tipo de intervenção em ambiente de cheias.

aguas bravas

Num investimento de cerca de 10 mil euros, os Sapadores de Braga estão munidos de todo o equipamento fundamental para garantir a capacidade de resposta às ocorrências e contam com 21 elementos que finalizaram o curso de resgate em águas bravas.

Segundo Nuno Osório, comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, o investimento nesta vertente de regaste em águas bravas já deu os seus frutos, uma vez que esta equipa especializada já foi chamada a intervir em operações no rio Cávado.

aguas bravas

“Esta é uma formação altamente exigente com um grau de dificuldade elevado. Após o curso, já estivemos envolvidos em cinco salvados no rio Cávado, dos quais três foram realizados por nós e os restantes em complemento a outros corpos de bombeiros”, referiu o responsável, sublinhando que este tipo de equipamento “é determinante para um resgate em segurança quer para as vítimas quer para os operacionais”.

Publicidade