e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Esquema de casal de Viana leva a fraude de 2,5 ME que passou por Esposende e Barcelos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Barcelos > Braga: Esquema de casal de Viana leva a fraude de 2,5 ME que passou por Esposende e Barcelos
BarcelosBragaCávadoEsposendeViana do Castelo

Braga: Esquema de casal de Viana leva a fraude de 2,5 ME que passou por Esposende e Barcelos

Redação E24
24 de Março de 2023 10:45
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
tribunal esposende braga Amares barcelos TUB
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

De acordo com informação que consta no portal Citius, a primeira sessão de julgamento dos arguidos envolvidos “no esquema fraudulento” iniciado em Viana do Castelo e se expandiu a várias zonas do país, está marcada para o dia 11 de maio, às 14h00.

Segundo a acusação do MP, o “esquema fraudulento” terá sido iniciado antes de 2013 por um contabilista e pela mulher, assistente de escritório, residentes em Viana do Castelo, e ter-se-á prolongado até 2018, resultando na fuga ao pagamento de IVA, de IRS e de IRC no valor total de 2.503.495.63 euros.

De Viana do Castelo, o esquema de emissão de faturação falsa expandiu-se até Queluz, na Área Metropolitana de Lisboa, passando por Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, Esposende e Barcelos, no distrito de Braga, e Melgaço, também no distrito de Viana do Castelo.

Entre os 14 arguidos no processo, os principais responsáveis pelo esquema, além do casal de Viana do Castelo (contabilista e assistente de escritório), está um comissionista, de Barcelos. O contabilista está acusado de 32 crimes de fraude fiscal qualificada e quatro de burla tributária, um deles na forma tentada.

O processo envolve ainda empresários, uma administrativa e seis sociedades que, “por norma, não exerciam qualquer atividade, dedicavam-se apenas à emissão de faturação falsa, não cumpriam com as suas obrigações fiscais declarativas, nem pagavam os impostos”.

A operação incluía o pagamento de comissões aos envolvidos.

Na fase de instrução, requerida pelos arguidos, caiu a acusação de associação criminosa.

“Na verdade, o que resulta indiciado dos autos é a prática de crimes de fraude fiscal e burla tributária, através da emissão e utilização de faturas falsas, em coautoria pelos diversos arguidos, ou seja, uma comparticipação”, lê-se na acusação.

O documento, de 193 páginas, justifica a inexistência de “estrutura e organização suficientes e com duração no tempo para qualificar a conduta dos diversos agentes como integradora de associação criminosa que visa a prática de crimes tributários, assim como não se vislumbra que os arguidos se apresentem a agir em representação da vontade e no interesse de uma realidade que a todos se sobrepusesse, de uma entidade distinta desses intervenientes, com vontade e finalidade próprias, razão pela qual não será de seguida deduzida acusação pela prática de tal crime”.

O MP considerou que “é praticado um crime de fraude fiscal por cada declaração viciada pela conduta fraudulenta dos arguidos, pelo que, no presente caso, os arguidos serão acusados por tantos crimes quantas as declarações em causa”.

Os arguidos, “conluiados, utilizam as sociedades que geriam ou a que tinham acesso à contabilidade para emitirem faturas que não correspondem a transações verdadeiras” (…) que assim deduziram o IVA de tais faturas e contabilizavam as mesmas como custos para efeitos de IRS e IRC”.

Além do “conluio” que existia entre o contabilista e o comissionista, “este último, de forma exclusiva, também emitia faturação falsa pelas sociedades por si dominadas mediante a cobrança de uma comissão de 10%”.

 

ETIQUETAS:BarcelosEsposendeprincipaltribunal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior CMB22032023SERGIOFREITAS0215440 Braga: Aprovadas obras nas Andorinhas que contemplam 146 fogos num investimento superior a 5ME
Notícia seguinte se catedral Braga Braga: Crianças, jovens e seniores celebram “Dia Nacional dos Centros Históricos”
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
6 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
11 horas atrás
acidente mota esposende tabuleiro A28
(vídeo) Esposende: Novo acidente no local do costume. Colisão de mota com carro faz um ferido
Esposende Litoral
14 horas atrás
Braga Noite Branca transforma a cidade num espaco de descoberta para criancas e familias
Braga: Noite Branca transforma a cidade num espaço de descoberta para crianças e famílias
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

IPCA barcelos desporto guimaraes
Business

IPCA TEC Summit regressa com foco na inovação e ligação às empresas

2 anos atrás
Famalicão Variante Nascente Calendário Mário Passos Miguel Pinto Luz trânsito metrobus Guimarães EN14 A7
FamalicãoAve

Famalicão quer mexer no nó mais caótico da Variante Nascente e já chamou o ministro

3 meses atrás
ano belho fora esposende
CávadoEsposende

Esposende: “Bota o ano Belho Fora” é tradição que sai hoje à rua

3 anos atrás
esposende portugal marinhas monoxido fuga feridos franceses - 1
EsposendeLitoral

Esposende: Três vítimas após suspeita de fuga de monóxido de carbono em Marinhas

8 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up