e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Filipe Correia projeta a “Torre das Mulheres” e “Eco Parque” para revolucionar cidade
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Filipe Correia projeta a “Torre das Mulheres” e “Eco Parque” para revolucionar cidade
BragaCávado

Braga: Filipe Correia projeta a “Torre das Mulheres” e “Eco Parque” para revolucionar cidade

Filipe Oitavem
9 de Janeiro de 2025 00:47
Filipe Oitavem
Publicado a 9 de Janeiro de 2025
Sem comentários
Partilhar
8 minuto(s) de leitura
torre das mulheres parque eco natural filipe correia lomar ferreiros
Foto: ACF
Partilhar

– Publicidade –

O Município de Braga recebeu ontem uma atualização do ambicioso projeto que combina sustentabilidade, empreendedorismo e inovação urbana.

Trata-se do projeto “Torre das Mulheres e Eco Parque Natural”, integrado na Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG) 25, liderado pelo grupo empresarial Arlindo Correia e a empresa Women – Investimentos Imobiliários, S.A.

Destaques da Notícia
O Município de Braga recebeu ontem uma atualização do ambicioso projeto que combina sustentabilidade, empreendedorismo e inovação urbana.“Um projeto pioneiro e com impacto global”Torre das Mulheres: um símbolo global de empoderamento e empreendedorismo feminino e masculinoSoluções ecológicas e bem-estarDesafios e negociaçõesImpacto económico e socialUm futuro sustentávelColaboração e compromissoAs contribuições da comunidade serão determinantes para moldar o futuro de Braga e deste projeto em desenvolvimento final e outros dos diversos Munícipes e Empresas.

“Este empreendimento promete posicionar Braga como um modelo de desenvolvimento urbano e ambiental a nível global”, refere Filipe Correia, fundador da Women Investimentos Imobiliários, S.A. e gestor principal do projeto e herdeiro do legado familiar do grupo Arlindo Correia,

“Um projeto pioneiro e com impacto global”

Com um investimento estimado em 100 milhões de euros, o projeto pretende transformar a zona das freguesias de Ferreiros e Lomar na zona Sul de Braga.

A Torre das Mulheres será um edifício em altura, ícone, dedicado ao empreendedorismo e empoderamento feminino, sem descurar o empreendedorismo masculino, de negócios, inovação e inclusão.

Enquanto o Eco Parque Natural oferecerá soluções ambientais e de lazer e para o rio este e zona sul da cidade.

“Juntos, os dois pilares do projeto integram-se numa proposta que equilibra urbanização e preservação ambiental”, refere Filipe Correia.

Torre das Mulheres: um símbolo global de empoderamento e empreendedorismo feminino e masculino

Concebida como um marco arquitetónico, a Torre das Mulheres terá espaços empresariais e comerciais, áreas para coworking e um centro de lazer com lojas, restaurante e hotéis.

Além disso, incluirá laboratórios, auditórios para estudos científicos e eventos culturais e programas de formação voltados para o empreendedorismo.

A torre busca ser um ponto de referência para startups e lideradas por mulheres, promovendo a igualdade de género no mundo dos negócios.

Soluções ecológicas e bem-estar

O Eco Parque Natural, por sua vez, será um espaço multifuncional que integra tecnologias de energia renovável e medidas para mitigar cheias recorrentes na região do rio Este.

“Além disso, oferecerá trilhos ecológicos, zonas de convivência e espaços de lazer para a comunidade. Este parque reforça o compromisso de Braga com soluções ambientais sustentáveis, alinhando-se com as diretivas da União Europeia”, aponta ainda o jovem empresário.

Desafios e negociações

Apesar do seu potencial transformador, o projeto enfrenta desafios significativos.

Desde 2019, o grupo Arlindo Correia tem negociado com o Município de Braga e outros parceiros para superar entraves administrativos e legais para este projeto.

A falta de informações e documentos técnicos e a celeridade na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e atrasos no cumprimento de compromissos assumidos anteriormente, são apontados por Filipe Correia como “obstáculos ao avanço do desenvolvimento do projeto”.

Em resposta, além da inscrição e discussão no âmbito da Revisão do PDM 2025, e atendendo que se considera um projeto de interesse público do, o grupo propõe adicionalmente a formalização de um Memorando de Entendimento (MoU) com o município.

Este acordo de compromissos visa alinhar responsabilidades e acelerar a resolução de pendências, assegurando a transparência e a eficiência e informações necessárias no desenvolvimento e conclusão do projeto.

Impacto económico e social

A concretização da Torre das Mulheres e do Eco Parque Natural promete, segundo Filipe Correira, gerar impactos significativos para Braga.

“Estima-se a criação de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos, dinamizando a economia local e regional. O projeto também posicionará Braga como um destino turístico internacional, atraindo visitantes interessados na combinação de inovação, cultura e sustentabilidade”, frisa o empresário.

Um futuro sustentável

Com a revisão do PDM prevista para 2025, o projeto tem uma nova janela de oportunidade para avançar de forma decisiva e definitiva.

A integração das diretrizes da Torre das Mulheres e do Eco Parque Natural no PDM será fundamental para garantir sua viabilidade legal e operacional.

Filipe Correia, também gestor principal do projeto, destaca a importância de uma colaboração eficaz entre o setor público e privado.

“A Torre das Mulheres e o Eco Parque Natural representam uma visão transformadora para Braga, para o País e para o Mundo. Este projeto não é apenas nosso. Ele pertence às mulheres, aos homens, aos cidadãos e ao futuro desta cidade e devera ser o primeiro de muitos”, destaca.

Colaboração e compromisso

Ora, segundo Filipe Correia, o Município de Braga tem agora “a oportunidade de reforçar a confiança nas relações entre o setor público e privado, resolvendo as questões pendentes e cooperando com as questões presentes e futuras com o grupo Arlindo Correia como ocorreu e ocorre com outros grupos económicos e seus projetos”.

Tal colaboração permitirá, por um lado, “colocar fim a controvérsias legais e judiciais, custos adicionais, acelerar o progresso do projeto que já vem de 2019”, assim como “garantir benefícios duradouros para a comunidade”.

Além disso, o grupo Arlindo Correira salienta o papel central do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Famalicão, responsável pela co-administração com o grupo Arlindo Correia de alguns dos ativos relevantes para a execução do projeto Torre das Mulheres e Eco Parque  Natural.

Conforme destacado em recentes notícias vindo a público, alguns dos ativos estratégicos associados ao
projeto encontram-se a ser geridos em co-administração junto com Tribunal de Comercio de Vila Nova de
Famalicão e seus agentes em um processo judicial, que, segundo Filipe Correia, gestor do Grupo, “não foi isento
de inúmeras vicissitudes e irregularidades”.

“Nomeadamente a nomeação de 11 administradores de insolvência e três juízes em apenas quatro anos, além de provocar injustamente a retenção de mais de 100 milhões de euros em fundos pessoais pelo Estado Português e de outros ativos de valores significativo”, frisa, apelando “à colaboração do Município de Braga, do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Famalicão, e de todos os cidadãos, para contribuir positivamente para a iniciativa privada e empreendorismo dos empresários da região”, refere.

“O projeto Torre das Mulheres e Eco Parque Natural transcende as fronteiras de Braga, consolidando-se como uma iniciativa de impacto global. Mais do que um empreendimento imobiliário, é um marco de progresso, empreendorismo e sustentabilidade, simbolizando o compromisso da cidade com um futuro inovador e inclusivo”, destaca Filipe Correia.

“Agora, cabe aos atores envolvidos transformar esta visão em realidade, inclusive as mulheres”, adianta ainda o jovem empresário, que desafia a sociedade civil a participarem ativamente na fase de consulta e discussão pública do PDM, prometendo apresentar novidades para breve.

As contribuições da comunidade serão determinantes para moldar o futuro de Braga e deste projeto em desenvolvimento final e outros dos diversos Munícipes e Empresas.

Lomar torre das mulheres parque eco natural
Fonte: ACF
ETIQUETAS:ACFBragadestaqueFilipe Correiaparque eco naturaltorre das mulheres

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei3
Feliz1
Piscadela2
Surpreso3
Sonolento0
Triste0
Zangado3
Notícia anterior forte sao joao baptista esposende Esposende: São 3ME que vão mudar o Forte São João Batista
Notícia seguinte invest braga pwc - 2 PwC e InvestBraga analisaram impacto fiscal do OE2025
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

moto 4 bombeiros
Arcos de Valdevez: “Sopas” dão moto 4×4 de resgate aos bombeiros
Arcos de Valdevez Lima
26 de Maio de 2025
bombeiros sapadores de braga 259 anos 11
Braga: Bombeiro despedido por estar alcoolizado vai ter que ser reintegrado
Braga Cávado
25 de Maio de 2025
OC Barcelos
Hóquei em Patins: OC Barcelos afasta Oliveirense e garante presença nas “meias”
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up