e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Com mais de 100ME retidos Filipe Correia diz-se alvo de “sabotagem”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Com mais de 100ME retidos Filipe Correia diz-se alvo de “sabotagem”
BragaCávado

Braga: Com mais de 100ME retidos Filipe Correia diz-se alvo de “sabotagem”

Filipe Oitavem
30 de Dezembro de 2024 20:25
Filipe Oitavem
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Filipe Correia
Partilhar

Filipe Correia, neto e filho mais velho dos construtores Arlindo Correia e António Correia, rompeu o silêncio sobre o que descreve como “uma grave sabotagem pessoal e empresarial”.

Conhecido como “empreendedor” e herdeiro do grupo Arlindo Correia, Filipe alega ser alvo de “injustiças” que considera não apenas prejudiciais a si, mas também “ao futuro da economia portuguesa”.

O caso

Desde 2004, Filipe Correia integra o grupo empresarial fundado pela sua família, tendo liderado processos de inovação e expansão internacional.

Contudo, afirma que desde 2020 enfrenta uma série de ações legais e administrativas que resultaram na retenção de mais de 100 milhões de euros em fundos pessoais pelo Estado Português.

Segundo Filipe Correia, o grupo empresarial “não está insolvente”, mas bens, dados e documentos foram-lhe confiscados, num processo que considera “abusivo e contrário à lei”.

“Sabotaram-me a mim e às minhas empresas”, denuncia, sublinhando que as medidas tomadas pelo Estado visam bloquear o progresso do grupo, que foi responsável por negócios avaliados em mil milhões de euros nos últimos anos.

Insolvência polémica

O ponto de partida para esta crise remonta a 2020, quando a histórica construtora ACF, empresa-mãe do grupo, foi declarada insolvente devido a uma alegada dívida de 25 mil euros, que no processo judicial acabou por ser reduzida a 51,29 euros.

Filipe acusa o processo de ser “um ataque deliberado”, alegando irregularidades, nomeadamente a nomeação de 11 administradores de insolvência e três juízes em apenas quatro anos.

Afirmando que a insolvência não foi conduzida de acordo com a lei, menciona ainda a existência de “mais de 100 processos judiciais” relacionados com o caso.

Resistência e recuperação

Apesar das adversidades, Filipe Correia continua a lutar pelo legado da sua família. Ele destaca o papel que desempenhou na revitalização da ACF entre 2012 e 2019, quando conseguiu reduzir 60 milhões de euros no passivo da empresa, e a entrada do grupo em mercados asiáticos e africanos, consolidando contratos estratégicos.

Para o futuro, Filipe Correia mantém ativos projetos ambiciosos, como a “Torre das Mulheres“, em Braga, e iniciativas em mercados internacionais. Espera gerar negócios avaliados em mais de mil milhões de euros até 2035.

Mensagem à sociedade e ao Estado

Filipe Correia apela à sociedade civil para refletir sobre o impacto de injustiças semelhantes na vida dos empreendedores.

“O que enfrento é um ataque institucional e pessoal que busca destruir tudo o que a minha família representou”, declara.

Filipe Correia reforça “a importância de um sistema judicial e comercial mais justo e ético”, apontando para a necessidade de “mudanças na gestão de insolvências e na relação entre o Estado e os empresários”.

“Eu continuo a acreditar no meu trabalho, no legado da minha família e no futuro de Portugal”, afirma Filipe, que deixa um pedido ao Estado Português: “Devolvam-me o que é meu e permitam-me continuar a contribuir para a economia e a sociedade“.

ETIQUETAS:ACFestado PortuguesFilipe CorreiaTribunais

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei1
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento1
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Cerveira Bienal Aguiar-Branco foi à Bienal de Cerveira e subiu a “Palco”
Notícia seguinte braga fernando daniel Braga celebra a passagem de ano no Fórum e com Fernando Daniel
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
7 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
11 horas atrás
acidente mota esposende tabuleiro A28
(vídeo) Esposende: Novo acidente no local do costume. Colisão de mota com carro faz um ferido
Esposende Litoral
14 horas atrás
Braga Noite Branca transforma a cidade num espaco de descoberta para criancas e familias
Braga: Noite Branca transforma a cidade num espaço de descoberta para crianças e famílias
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

CP Comboio Ferreiros OE2025
BragaCávadoGuimarães

OE2025: Aprovada proposta para estudo da linha Braga/Guimarães

2 anos atrás
Hospital de Braga qualidade
BragaCávado

Braga: ULS realizou mais de 1 milhão de consultas em 2024

1 ano atrás
flixbus barcelos
BarcelosBusinessCávadoFamalicão

FlixBus expande para Barcelos e Famalicão com ligações diárias

2 anos atrás
Braga EN103 PCR
BragaCávadoPóvoa de Lanhoso

Braga: Motociclista em estado “crítico” depois de acidente na EN103

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up