José Joaquim da Cunha Monteiro é o novo diretor do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Braga da Polícia Judiciária (PJ).
A nomeação, em regime de comissão de serviço por um período de três anos, entrou em vigor esta quarta-feira, 30 de abril, conforme estipulado no Despacho n.º 5016/2025, publicado em Diário da República e assinado pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
A decisão do Governo surge num contexto de “importância, inadiabilidade e prejudicialidade”, sendo justificada pela necessidade urgente de assegurar a coordenação da unidade, após a promoção do anterior responsável interino.
O cargo, de natureza técnica, é preenchido por elementos integrados na carreira de investigação criminal da PJ, não estando sujeito ao regime de nomeação de dirigentes superiores da Administração Pública.
José Monteiro, coordenador superior desde 2006, liderava o DIC da Guarda desde 2014. Possui um vasto percurso, com funções na Diretoria do Norte da PJ e como oficial de ligação na Embaixada de Portugal no Brasil (2002-2006).