Chama-se “Just Streets” e é um projeto que desafia e transforma o conceito de mobilidade orientado predominantemente para o tráfego automóvel, defendendo o papel da rua enquanto espaço público multifuncional.
Hoje esteve na Praceta André Soares, com a entrada da Escolaparcialmente encerrada ao trânsito para que os alunos pudessem desenvolver várias atividades ‘Rope Skipping’, música de rua, música digital, teatro, dança e uma sessão pública de debate durante o período da manhã e início da tarde.
“Braga é uma das doze cidades europeias que integra o projeto de cooperação territorial Just Streets, da Horizon Europe. Este é um projeto-piloto que tem como objetivo intervir no espaço público junto à Escola EB 2,3 André Soares, promovendo a participação no processo da comunidade educativa deste estabelecimento e dos moradores da zona”, refere a vereador da Câmara de Braga Olga Pereira.
A área envolvente à Escola, pela localização estratégica e diversidade de serviços e população que agrega, oferece condições únicas para se transformar num exemplo de mudança e cidadania ativa.
Desde inicio deste ano foram realizadas já quatro sessões de trabalho, onde se identificaram os pontos fortes e fracos do local, assim como as oportunidades e ameaças.