Foi decretada prisão preventiva para a mulher de 47 anos detida no sábado pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga, quando tentava introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional Regional de Braga, durante uma visita ao companheiro recluso.
A decisão foi tomada esta segunda-feira pelo juiz de instrução criminal de Braga.
Residente em Viana do Castelo, a suspeita foi apresentada pela PJ no Palácio da Justiça de Braga e, após o interrogatório, conduzida ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
Esta é a segunda vez que a mulher é detida pelo mesmo crime. Já no passado tinha tentado introduzir droga na mesma cadeia, tendo, na altura, sido libertada por decisão judicial.
No sábado, as guardas prisionais, conscientes dos antecedentes da visitante, realizaram uma revista minuciosa e encontraram cerca de 100 gramas de haxixe escondidas na vagina da suspeita. De imediato, foi acionado o piquete da PJ de Braga, que procedeu à detenção em flagrante delito.
A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal da PJ de Braga, em estreita colaboração com o Corpo da Guarda Prisional.
As autoridades referem que a mulher se aproveitava das visitas para introduzir substâncias estupefacientes no interior da cadeia.
A PJ revelou que recebeu uma comunicação prévia por parte do estabelecimento prisional, alertando para a possibilidade de entrada de droga através de visitas.
Com base nessa informação, foram rapidamente desencadeadas diligências que levaram à interceção da suspeita.