e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
    • Amares
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Projeto de reabilitação e renaturalização do Rio Este vence Prémio DECO na categoria de “Políticas Verdes”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
    • Amares
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Projeto de reabilitação e renaturalização do Rio Este vence Prémio DECO na categoria de “Políticas Verdes”
BragaCávado

Braga: Projeto de reabilitação e renaturalização do Rio Este vence Prémio DECO na categoria de “Políticas Verdes”

Redação E24
3 de Junho de 2026 14:19
Redação E24
5 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Braga Projeto de reabilitação e renaturalização do Rio Este vence Prémio DECO na categoria de Políticas Verdes
Partilhar

Intervenção na “Zona da Lagoa” mereceu distinção nacional; Vice-Presidente Altino Bessa destaca consolidação do curso de água como ativo ambiental e social da cidade

O Município de Braga foi distinguido na 3.ª edição dos Prémios DECO Municípios 2025. A autarquia minhota arrecadou o galardão máximo na categoria “Políticas Verdes e Energia”, graças ao trabalho desenvolvido no projeto “Regularização e Renaturalização do Rio Este – Zona da Lagoa”. O concurso nacional é promovido pela associação DECO PROTESTE com o intuito de premiar as boas-práticas na administração local.

A distinção reconhece o mérito científico e operacional de uma intervenção considerada de referência na recuperação ecológica e na engenharia natural aplicada a linhas de água urbanas. O plano permitiu devolver a biodiversidade ao ecossistema fluvial, melhorando de forma substancial os índices de qualidade da água e promovendo a reabilitação de habitats naturais das espécies ripícolas.

Adaptação às alterações climáticas e novos corredores verdes

Desenvolvido de forma faseada ao longo da última década, o projeto insere-se na matriz estratégica municipal para a reabilitação das bacias hidrográficas e para a resiliência urbana face às alterações climáticas.

Os principais impactos técnicos e sociais da intervenção:

  • Mitigação do risco de cheias: Aumento significativo da capacidade de retenção natural das margens do rio;
  • Criação de corredores verdes: Estruturação de novos eixos contínuos de circulação pedonal e ciclável;
  • Novas zonas de fruição pública: Devolução do espaço à comunidade, facilitando o contacto direto com a natureza e promovendo o lazer ao ar livre;
  • Conexão urbana: Reforço sustentável da ligação física e identitária entre o tecido urbano da cidade e o leito do rio.

Uma visão de longo prazo para a sustentabilidade

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, a atribuição deste prémio nacional valida o esforço de planeamento contínuo das equipas camarárias:

“Este prémio reconhece uma visão de longo prazo para o Rio Este. Hoje é um ativo ambiental e social de Braga, resultado do trabalho das equipas municipais, parceiros e comunidade.”

Com a conquista deste galardão, Braga solidifica a sua posição no panorama nacional como um dos municípios de referência na liderança de políticas ambientais integradas, requalificação ecológica e sustentabilidade urbana.

Os munícipes, técnicos ambientais e cidadãos que pretendam consultar os relatórios técnicos do projeto, verificar os níveis de monitorização ecológica da água ou conhecer os circuitos pedonais integrados nas margens podem aceder ao portal oficial do Município de Braga.

AFS06544

ETIQUETAS:Altino BessaambientalBragacávadocomunidadedecodecoprotesteenergiaspoliticasverdespremiosdecoreabilitaçãorioestezonadalagoa

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga Dias de Festa junta 3.700 pessoas no jardim do Museu dos Biscainhos Braga: “Dias de Festa” junta 3.700 pessoas no jardim do Museu dos Biscainhos
Notícia seguinte Esposende Campo de Férias Inclusivo Sorrisos Partilhados abre candidaturas para o Verão 2026 Esposende: Campo de Férias Inclusivo “Sorrisos Partilhados” abre candidaturas para o Verão 2026
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Espanha Pedro Sanchez decreta tres dias de luto nacional apos tragedia em Toledo
Espanha: Pedro Sánchez decreta três dias de luto nacional após tragédia em Toledo
Global
13 horas atrás
Barcelos Atropelamento nas balancas faz uma ferido grave na EN103 e1793211172895
Barcelos: Atropelamento nas “balanças” faz uma ferido grave na EN103
Barcelos Cávado
14 horas atrás
Arcos de Valdevez Violento incendio em garagem destroi viatura e1793211074235
Arcos de Valdevez: Violento incêndio em garagem destrói viatura
Arcos de Valdevez Lima
14 horas atrás
Fatima Banez antiga ministra espanhola morre no acidente ferroviario em Toledo
Fátima Báñez, antiga ministra espanhola, morre no acidente ferroviário em Toledo
Global
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

miguel prata roque gasolineira spinumviva braga
BragaCávado

Gasolineira que pagou 194 mil euros a empresa de Montenegro vai processar Prata Roque por “rol de mentiras”

2 anos atrás
Dados da estação da Circular Sul revelam redução acentuada de dióxido de azoto; valores situam-se agora abaixo do limite legal para a proteção da saúde A qualidade do ar em Braga apresenta uma evolução muito positiva, consolidando uma tendência de melhoria que é particularmente visível nas zonas de maior pressão rodoviária. Segundo os dados mais recentes da estação de monitorização da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires (Circular Sul), a concentração média anual de dióxido de azoto (NO₂) sofreu uma redução de 25% entre 2024 e 2025. O valor baixou dos 42 µg/m³ para os 31 µg/m³, fixando-se confortavelmente abaixo do limite legal de 40 µg/m³. Para o vice-presidente da autarquia, Altino Bessa, estes resultados são o reflexo direto das políticas de sustentabilidade e mobilidade implementadas pelo Município de Braga ao longo da última década, confirmando que a aposta no transporte público e nos modos suaves está a dar frutos concretos. A avaliação do ar na cidade é feita através de um sistema dual que garante total transparência e precisão dos dados: Rede Regional: Braga integra a Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da CCDR-Norte, com estações urbanas de tráfego que medem o impacto direto da circulação automóvel. Rede Municipal: O concelho dispõe ainda de um sistema próprio, operado pela Monitar, com 12 estações estrategicamente distribuídas para assegurar uma leitura contínua e detalhada de todo o território. Além do NO₂, os indicadores relativos às partículas finas (PM10 e PM2,5) mantiveram-se também abaixo dos limites legais em todas as estações do concelho durante o ano de 2025, reforçando a segurança ambiental para os bracarenses. Esta melhoria atmosférica não é um evento isolado, mas o resultado de uma estratégia integrada que inclui o reforço da rede de ciclovias, a modernização da frota dos TUB – Transportes Urbanos de Braga e a criação de novas zonas verdes. A reorganização da circulação urbana tem permitido aliviar os pontos de maior congestionamento, reduzindo as emissões nos principais eixos de entrada da cidade. O Município reafirma o seu compromisso em continuar a adaptar o planeamento urbano às exigências da Agência Europeia do Ambiente, focando-se na eficiência energética e na proteção da saúde dos cidadãos como pilares do desenvolvimento local.
BragaCávado

Braga: Qualidade do ar regista melhoria histórica com queda de 25% na poluição

7 meses atrás
Barcelos RTP1 estreia “Evadidos”, série de ficção gravada integralmente no concelho
BarcelosCávadoLifestyle

Barcelos: RTP1 estreia “Evadidos”, série de ficção gravada integralmente no concelho

2 meses atrás
acidente Sameio
BragaCávado

Braga: Ferido grave entre as 3 vítimas de despiste no Sameiro contra árvore

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up