E24

BV Barcelos gostariam de ter prenda do Ministro de 1,3 milhões de euros

Têm um total de 110 bombeiros, 40 viaturas e, em 2022, prestaram auxílio a 21.986 ocorrências.

Fazem 140 anos no próximo domingo e a “festa” conta com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Como prenda os Bombeiros Voluntários de Barcelos gostariam de ter duas viaturas cujo investimento ronda os 1,3 milhões de euros.

“Estamos a falar de uma viatura com auto-escada – que iria melhorar a prestação dos socorros pois a que temos tem já 40 anos – e uma viatura urbana com material de desencarceramento”, revelou o Comandante António Moreira, salientando que a corporação “responde a cerca de 60 ocorrências por dia e estas duas viaturas viriam melhor a qualidade da nossa resposta”.

A presença do Ministro é “bastante significativa, pois é um membro do Governo que fez questão de estar na celebração”, referiu o comandante.

Assim sendo José Luís Carneiro estará presente num momento que marca oficialmente uma poupança de 50 por cento do gasto de energia elétrica da corporação, pois “serão inauguradas as obras da 2ª fase da recuperação da fachada do edifício dos bombeiros, que entre outras intervenções permitiu montar um sistema de captação de energia fotovoltaica e que permitirá “uma poupança de cerca de 10 mil euros na fatura energética, um valor que tem um efeito preponderante para a corporação”, salientou António Moreira.

Segundo o comandante dos bombeiros barcelenses a segunda fase da intervenção foi custeada pela Associação Humanitária e teve um investimento superior a 300 mil euros.

Publicidade