A Câmara de Barcelos anunciou hoje ao final da tarde encerrar ao público, a partir já de amanhã (12) e por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços como forma de prevenção do Covid-19, de acordo com as orientações das autoridades nacionais de saúde. No entanto Feira Semanal e o Mercado Municipal manter-se-ão abertos.
«As decisões foram tomadas na reunião extraordinária do executivo municipal, realizada hoje, que contou com a presença da delegada de saúde de Barcelos, Maria da Paz Luís, para esclarecer o executivo sobre a epidemia e as medidas apresentadas pela Direção Geral da Saúde quanto à prevenção e contenção do Covid-19», confirmou a autarquia liderada por Miguel Costa Gomes.
Desta forma, o executivo municipal aprovou por unanimidade o encerramento do Complexo das Piscinas Municipais e dos Pavilhões Municipais de Barcelos (com exceção do acesso ao equipamento por atletas de competição para efeitos de cumprimentos de plano de treino), assim como o encerramento de museus e equipamentos culturais da responsabilidade municipal.
Os programas educativos municipais desenvolvidos nas escolas do concelho, programas desportivos e culturais municipais, visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município (incluiu-se visitas de estudo que recorram aos serviço de transportes da autarquia), foram todas suspensas.
Além disto a autarquia cancelou atividades promovidas por terceiros em espaços públicos municipais, o encerramento de todos os equipamentos de turismo (Posto de Turismo e Torre Medieval), e os encerramentos da Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, Casa da Juventude, a agenda do Theatro Gil Vicente e o Albergue Municipal da Casa da Recoleta.
O Município de Barcelos decretou ainda o encerramento de todos os balcões de atendimento municipais, com exceção do Balcão Único.
«O acesso ao interior dos edifícios municipais está restrito aos trabalhadores da autarquia, de forma a reduzir o contacto entre cidadãos. Estas medidas estão sujeitas a uma avaliação permanente, em consonância com o desenrolar da situação e mediante as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo de Portugal», disse a autarquia.
Recorde-se que no dia 28 de fevereiro, a Câmara, em articulação com as escolas secundárias do concelho e a agência nacional do programa Erasmus, promoveram o regresso dos alunos e profissionais barcelenses que se encontravam no sul de Itália no âmbito daquele programa.
«Também na passada semana, a Câmara Municipal suspendeu os programas de intercâmbio Erasmus + e Europa para os Cidadãos, uma vez que grande parte dos participantes nestes programas reside em países com áreas de risco de contaminação do novo Coronavírus. A Barcelos Sénior também encerrou as suas atividades», aponta ainda a Câmara de Barcelos, que como medidas de prevenção e contenção recomenda que «sejam seguidas as indicações da Direção Geral da Saúde, que podem ser consultadas no site e nas redes sociais do Município».