Fernando Pimenta conquistou hoje, em Racice (Chéquia), o título de Campeão da Europa de K1 5000 m, repetindo o feito de 2016, 2022 e 2024.
O canoísta português de Ponte de Lima completou a prova em 21:14,874 minutos, superando por 1,110 segundos o húngaro Adam Varga e por 2,886 segundos o dinamarquês Mads Pedersen.
Este triunfo sucede à vitória alcançada no sábado em K1 1000 m, em que Pimenta já havia assegurado o quarto título continental na distância olímpica, deixando para trás o sueco Martin Nathell e o húngaro Bálint Kopasz.
Com estas duas medalhas de ouro, o atleta de Ponte de Lima soma um final de semana de destaque total no Campeonato da Europa de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, que termina hoje.
Aos 35 anos, Pimenta reforça assim o seu estatuto no pelotão europeu, aproveitando o momento de forma para afirmar-se como referência na modalidade, sobretudo em ano de proximidade com os Jogos Olímpicos.
O atleta que nasceu para a modalidade no Náutico de Ponte de Lima e detentor de múltiplas medalhas internacionais confirmou que ainda está em “outro patamar”.