E24
land rover arde na a11

Barcelos: Todo terreno arde na A11 em Carvalhal

Uma viatura todo terreno ardeu hoje, ao início da tarde, no concelho de Barcelos na A11.

Ao que apurou o E24 no local, no teatro de operações, para socorro, estiveram os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, concelho de Barcelos, a GNR e a concessionária da auto estrada que liga Braga ao litoral do país.

A GNR registou a ocorrência que não provocou qualquer vítima, apenas danos materiais na viatura que foi consumida pelas chamas.

O trânsito esteve condicionado no sentido Barcelos / Esposende.

arde na a11

Porque incendiam as viaturas?

Segundo a ACP são várias as causas que podem levar um automóvel a incendiar-se. Em caso de incêndio num veículo, em geral a origem reside nos componentes elétricos ou no compartimento do motor, por escorrimento ou fuga de combustível ou óleo.

Quando o incêndio ocorre no habitáculo, a causa prende-se com a utilização imprópria de isqueiros, fósforos ou cigarros, ou por curto-circuito da área elétrica.

Mas também existem causas externas ao veículo que podem desencadear um incêndio, como a idade da viatura, a temperatura exterior ou a falta de manutenção ou reparação do veículo. É, por isso, importante que a viatura seja inspecionada por especialistas.

Como agir em caso de incêndio no veículo

Mantenha a calma e saia do veículo. Em caso de incêndio com a viatura em andamento, desligue o motor e pare de imediato, sem pôr em risco os restantes utilizadores da via.

Caso seja possível, pare a viatura num local com o piso limpo, sem folhas secas, papéis, óleo ou outros materiais de fácil combustão.

Quando todos os passageiros estiverem em segurança fora do veículo, ligue para o 112.

Não tente apagar o fogo, a não ser que tenha meios para o fazer, nomeadamente, se possuir um extintor.

Caso tenha um extintor, utilize-o da seguinte forma: Tire o pino de segurança. Posicione-se com o vento nas costas. Em caso de incêndio no capô do motor, abra-o com cuidado e proteja as mãos da temperatura e das chamas. Aponte o jato do extintor à base das chamas e efetue a descarga

Publicidade