O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem abertas, até 26 de agosto, as candidaturas aos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), oferecendo formação prática e de curta duração em áreas como Gestão, Design, Tecnologia, Hotelaria, Turismo e Desporto.
Para o ano letivo 2025/2026, a instituição reforça a sua oferta com dois novos cursos: Tecnologias de Impressão em Labelling e Packaging e Cabos Elétricos e Infraestruturas, elevando para 49 o número total de CTeSP disponíveis.
Muitos dos cursos são lecionados em regime pós-laboral, permitindo a conciliação com a vida profissional.
Os CTeSP têm a duração de dois anos, incluindo um estágio curricular de seis meses garantido numa empresa. As aulas decorrem no campus de Barcelos e nos polos de Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde. As candidaturas são realizadas online, até 26 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA, onde está disponível toda a informação necessária.
Parcerias com empresas reforçam ligação ao mercado de trabalho
O IPCA mantém a aposta numa formação alinhada com as necessidades do tecido empresarial da região.
O curso Cabos Elétricos e Infraestruturas surge no âmbito do Programa NKT e garante aos estudantes a possibilidade de acordo de formação prolongada com a empresa NKT. Já o curso Tecnologia e Inovação Informática, integrado no Programa BrightStart, proporciona oportunidade semelhante com a Deloitte.
Para estes dois cursos, as candidaturas decorrem até 20 de agosto.
O IPCA continua assim a afirmar-se como referência no ensino superior profissionalizante, com uma oferta adaptada às exigências do mercado de trabalho e ao desenvolvimento regional.
