e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler “Cumprir Abril” é em 2025 comparecer aos debates das Autárquicas!
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > “Cumprir Abril” é em 2025 comparecer aos debates das Autárquicas!
Opinião

“Cumprir Abril” é em 2025 comparecer aos debates das Autárquicas!

Redação E24
9 de Março de 2024 22:46
Redação E24
Publicado a 9 de Março de 2024
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
gyokeres rui moreira porto vida energetica apaga verao economia eleições autárquicas habitação inovação sondagem scut derrocada Manuel Gomes Pereira freguesias verao municípios Esposende comunicação social teletrabalho paulo gonçalves orçamento
Manuel Pereira membro do Bloco de Esquerda
Partilhar

Mas em todos eles existe sempre o mesmo propósito intrínseco à atividade política: o debate de ideias entre quem se apresenta a votos para que a comunidade caminhe no sentido da prosperidade.

Umas Eleições Autárquicas sem debate entre candidatos nunca serão um exercício pleno da Democracia, um verdadeiro teste aos candidatos, que mais do que uma prova das capacidades será uma prova de vida da viabilidade das ideias de cada um deles e numa sociedade que cada vez mais absorve a informação, e as ideias do outro, pelas redes sociais, a ausência do debate entrega o cidadão às máquinas de propaganda, aos comunicados elaborados, às publicações dos partidos, colocando o político numa torre de marfim a salvo das suas faltas e dos seus erros de conjetura, incapaz de ser escortinado e testado pelo que já fez ou pelo que quer fazer.

Se a isto juntarmos um partido, ou candidato, que há muitos anos se encontra no poder, é notório que a ausência de debate convida a um refúgio ainda maior no conforto da cadeira do poder, deixando os concorrentes a lutar por uma atenção mediática transmitindo sempre o ar de uma superioridade evidente por parte de quem goza do poder.

Alguns considerarão inteligência, outros táticismo político, eu considero que seja apenas medo.

Na política ssposendense, a ausência de alguns candidatos nos debates autárquicos é uma velha, e penosa, tradição e isso é um veneno para a vida democrática esposendense, em especial a ausência dos candidatos do partido que governa o destino do concelho há 30 anos. Se o facto de ter de ser uma rádio poveira a fazer os debates autárquicos esposendenses em 2021 é por si só estranho, e reveleador do que nos ainda falta percorrer na discussão de ideias enquanto comunidade, mais estranho se tornou a ausência de parte dos candidatos a votos. Se alguma coisa de boa nos trouxe as Autárquicas de 2017 foi ter assistido a alguns atores finalmente a darem o justo valor aos debates, agora que participavam na luta política sem o respaldo da máquina partidária mais poderosa do concelho.

Espero que o espirito democrático dos 50 anos do 25 de Abril baixe em todos aqueles que em 2025 se irão apresentar a votos e que tenhamos finalmente debates, que tenhamos imprensa que os queira organizar,que tenhamos políticos capazes de discutir o que importa para os esposendenses, que
tenhamos mulheres e homens que deixem os seus teclados e que se olhem olhos nos olhos e digam o que têm a dizer.

Não teremos nós políticos com essa coragem? Pelos esposendenses, espero que sim!

Caso contrário, terei de parafrasear um ansião da minha aldeia: se não tens coragem de o dizer na cara, mais vale deixar de pensar nisso!

25 de Abril Sempre!

 

ETIQUETAS:e24editorespaço agoraopinião

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Captura de ecra 2023 04 22 as 19.08.42 Póvoa de Varzim: Mulher de Braga arrastada por onda quando andava na praia
Notícia seguinte Ricardo Rio 1 Braga: Ricardo Rio quer inclusão da Variante do Cávado e reabilitação do 1.º de Maio no PRR

Somos Sociais

46kSeguidoresGosto
220SeguidoresSeguir
7.8kSeguidoresSeguir
400SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Ares de Verão

Últimas Notícias

Ponte de fão esposende cdu
Esposende: CDU defende rede de mobilidade para inverter um concelho “sem planeamento”
Esposende Litoral
11 de Agosto de 2025
Sc braga tondela
Futebol: SC Braga “mandão” vence Tondela por 3-0
eSports
11 de Agosto de 2025
calor esposende susnet
Minho: Aviso amarelo, mas calor extremo coloca 12 distritos em alerta laranja
Global
10 de Agosto de 2025
INEM motos de água
Douro: Colisão entre motos de água faz um morto
Global
10 de Agosto de 2025

– Publicidade –

//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Anonimo em Esposende: Casal de namorados salvo de afogamento. Há um ferido grave
  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notifications