Depois de várias depressões nas últimas semanas, aproxima-se agora “Pedro”.
O sistema foi batizado pela Météo-France e deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental nos dias 18 e 19 de fevereiro, mas sem provocar situações excecionais.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão está integrada numa região depressionária localizada a oeste das ilhas Britânicas, associada a uma superfície frontal fria. Ainda assim, o organismo sublinha que as características e a trajetória de “Pedro” não terão efeitos significativos no território continental nem na Madeira.
Estão previstos períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve nos pontos mais altos das serras do Norte e Centro. O vento deverá intensificar temporariamente e a agitação marítima aumentará no litoral.
O IPMA emitiu aviso amarelo para a costa a norte do Cabo Carvoeiro, incluindo o litoral do Minho — Esposende, Viana do Castelo e Caminha — entre as 18:00 de quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira. São esperadas ondas de noroeste entre quatro e cinco metros.




