Piloto da Jetmar | Husqvarna Portugal dominou a categoria feminina na 41.ª edição da mítica prova; Alcobaça decide os títulos nos dias 6 e 7 de junho
Joana Gonçalves garantiu este domingo a sua segunda vitória da temporada no Campeonato Nacional de Enduro CFL. A piloto da Jetmar | Husqvarna Portugal subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria feminina durante a 41.ª edição do Enduro da Figueira da Foz, a penúltima ronda da competição nacional.
A emblemática prova, organizada pelo Moto Clube da Figueira da Foz, ficou marcada por um novo recorde de participações esta época, reunindo um total de 220 inscritos. O grande destaque do evento voltou a ser a sua tradicional e desafiante especial realizada no areal da praia da Figueira da Foz, uma das verdadeiras imagens de marca do motociclismo nacional.
Domínio transmontano nas dunas e especiais
Com um percurso de aproximadamente 50 quilómetros desenhado para ser cumprido em duas voltas e meia, a competição feminina contou com cinco participantes à partida. Aos comandos da sua Husqvarna FE 250, a piloto transmontana assumiu o controlo das operações logo desde os primeiros quilómetros:
- Estratégia ganhadora: Joana Gonçalves construiu uma vantagem sólida logo na primeira volta, o que lhe permitiu gerir o ritmo ao longo do dia.
- Resultados parciais: Das nove especiais cronometradas disputadas na Figueira da Foz, a piloto venceu quatro, assegurando a vitória final.
No final da jornada, a atleta fez um balanço positivo da sua prestação em solo figueirense:
“Consegui alguma vantagem no início e consegui gerir, apesar de ter algumas quedas, foi uma prova boa. Apesar de as especiais serem pequenas em termos de tempo, estavam divertidas. Tínhamos um percurso lindo e é sempre diferente esta prova por termos a oportunidade de andar na praia.”





