Os Bombeiros Voluntários de Fão (BVF), distrito de Braga, conduziram um simulacro de salvamento técnico por cordas na unidade industrial da NKT, em Esposende, recriando um acidente em plataforma a cerca de 20 metros de altura.
O exercício simulou um trabalhador impossibilitado de evacuação pelos meios internos, exigindo manobras especializadas de descida controlada e sistemas de progressão vertical.

Para o cenário, a corporação mobilizou o VSAT (viatura de desencarceramento), com seis operacionais treinados em operações técnicas, e uma ambulância de socorro com dois tripulantes, responsáveis pela estabilização da vítima após a extração da zona de risco.
O simulacro teve como objetivos testar a capacidade de resposta da equipa de primeiros socorros da NKT, reforçar a proficiência dos bombeiros nas técnicas de salvamento por cordas e consolidar procedimentos de segurança, comunicação e coordenação entre entidades.
“A iniciativa permitiu avaliar desempenhos, ajustar métodos e elevar a preparação para situações reais em ambiente industrial”, destacou o segundo comandante dos BVF, Bruno Moreira.

Tanto os trabalhadores da empresa como os operacionais dos Bombeiros de Fão tiveram oportunidade “de treinar competências em contexto controlado, contribuindo para uma cultura de segurança mais robusta”, destacou ainda Bruno Moreira.
“O exercício reforça o compromisso conjunto com a prevenção, a proteção de pessoas e a melhoria contínua das práticas operacionais”, destacou a empresa.






